Alunos das Engenharias visitam usinas da região

13/05/2016

Cerca de 50 alunos dos cursos de Engenharia Civil e Engenharia de Produção da Toledo Prudente Centro Universitário  visitaram na última semana a Usina Hidrelétrica Engenheiro Sérgio Motta, em Primavera (SP), e a unidade da Duke Energy, em Rosana (SP).

Acompanhados pelos professores Rodrigo Coladello e Carlos Eduardo Turino, o objetivo da visita foi observar como as obras de engenharia podem provocar impactos ao meio ambiente e como são realizadas as medidas de compensação destes impactos.

Em Primavera, os alunos visitaram todo o complexo da Usina, incluindo a eclusa para passagem das embarcações, visão panorâmica de toda a extensão da barragem. Eles puderam analisar a quantidade de materiais de construção utilizados para a construção da barragem, estudos ambientais desenvolvidos, licenciamento ambiental, reflorestamento e outros.

“Observamos também o desenvolvimento de um projeto pioneiro de geração de energia através de placas fotovoltaicas que serão instaladas sobre o espelho d´água do reservatório da usina. Os painéis solares são flexíveis e acompanharão o movimento solar, será uma inovação”, conta o professor Rodrigo.

Já a visita na unidade da Duke Energy os alunos tiveram a oportunidade de acessar as turbinas geradoras de energia e as comportas da barragem.

Ainda de acordo com Coladello, os alunos tiveram a oportunidade de conhecer de perto uma parcela de suas atribuições como engenheiros. “O fato de vivenciar a prática permite que os estudantes associem temas trabalhados dentro de sala de aula, o que potencializa ainda mais o aprendizado”, finaliza.

Os professores explicam que pretendem levar os alunos para visitas na Usina Hidrelétrica de Itaipu, em Foz do Iguaçu (PR), a Usina Nuclear de Angra dos Reis, no Rio de Janeiro e na Mina de Carvão Carbonífera Cambuí, em Figueira (PR).