Insight Cup termina com projetos viáveis e inovadores
29/04/2016
Vinte e quatro horas após o lançamento do desafio do primeiro Insight Cup do curso de Sistemas de Informação da Toledo Prudente, os alunos retornaram para o Laboratório de Inovação para submeter seus projetos a uma banca examinadora formada por cinco professores.
Divididos em quatro grupos, correspondentes ao termo em que estudam, os alunos receberam o desafio de criar um sistema criativo e inovador para auxiliar as famílias que têm idosos que moram sozinhos.
O professor Alisson Kuhn justificou o tema dos projetos. “Hoje o Brasil tem uma população crescente de idosos e infelizmente nem todas as famílias possuem recursos financeiros ou tempo para cuidar deles ou manter um profissional da área da saúde para essa tarefa. Diante disso, nosso desafio é criar sistemas que se comuniquem com as famílias em casos de quedas e problemas de saúde”, ressalta.
Os alunos do primeiro termo apresentaram o projeto de um relógio inteligente com funcionalidades para verificar alguns requisitos, como pressão arterial, batimentos cardíacos e sensor de quedas. Já o grupo formado por alunos do terceiro termo apresentou um projeto baseado em sensores instalados em toda a residência do idoso, checando funções vitais, principalmente quedas. Os alunos do quinto termo criaram o projeto da pulseira inteligente, que também monitora funções vitais do idoso, e possui como principal característica, o botão de pânico, e os alunos do sétimo termo apresentaram um projeto de pulseira eletrônica, integrada com aplicativo para Smartphone.
O coordenador do curso, Mário Andretta de Carvalho, afirma que os alunos foram muito criativos nas soluções apresentadas e o grau de pesquisa feito por eles no curto espaço de tempo e material elaborado para ilustrar a ideia na apresentação foi de um nível profissional.
“Esse é o momento em que os alunos são protagonistas, desenvolvem competências e habilidades que extrapolam a sala de aula, como criatividade, liderança, gestão de conflitos, poder de argumentação e processo decisório. É uma oportunidade de se vivenciar a realidade de ambientes corporativos dando significado ao conhecimento adquirido no curso”, ressalta Carvalho.
Com uma diferença de 0,25 pontos os alunos do sétimo termo levaram o título dessa primeira competição. “Acredito que o sétimo termo tenha sido vencedor pelo conjunto da obra, mas considero a fundamentação para o problema e a utilização de tecnologias baratas, que tornaram o projeto relevante e com potencial”, comenta o coordenador. Ainda de acordo com ele, todos os projetos apresentados têm grande potencial de serem inseridos como um produto no mercado de trabalho.
“O envolvimento dos alunos foi algo que me deixou bastante satisfeito, principalmente por se tratar de uma atividade facultativa (não obrigatória), praticamente todos os alunos que compareceram no primeiro dia, compareceram também na decisão e não foram embora enquanto o resultado final não foi divulgado”, finaliza.