Toledo Prudente promove debate sobre discriminação racial

Os interessados podem se inscrever até o dia 21 de março às 15h

16/03/2016

O dia 21 de março é conhecido mundialmente como o “Dia Internacional de Luta contra a Discriminação Racial”. Por isso, na próxima segunda-feira (21) a Toledo Prudente Centro Universitário promoverá um debate sobre a temática.

O evento acontece a partir das 18h no Anfiteatro José Cupertino D’Arce e são oferecidas 160 vagas. Podem participar alunos dos dez cursos de graduação da Toledo Prudente.

O debate é promovido pelo Núcleo de Direitos Humanos (NDH) da Toledo Prudente e tem como objetivo levar os envolvidos na atividade ao conhecimento sobre a temática racial, possibilitando a reflexão e a formação de opinião. Assim sendo, fomentar o debate sobre preconceito, discriminação, racismo e o papel do negro na sociedade.

Os convidados para o debate são o coordenador do curso de Engenharia Civil da Toledo Prudente, Marcos Rodrigues Fróis e o professor do curso de Direito, Caíque Tomaz Leite da Silva. A mediação do debate ficará por conta do professor Eduardo Luis Couto.

Serviço: Os interessados podem se inscrever até o dia 21 de março às 15h. Para os alunos, o evento valerá como atividade complementar. Clique aqui para se inscrever!

Sobre a data - Em 21 de março de 1960, em Joanesburgo, na África do Sul, 20 mil pessoas faziam um protesto contra a Lei do Passe, que obrigava a população negra a portar um cartão que continha os locais onde era permitida sua circulação. Porém, mesmo tratando-se de uma manifestação pacífica, a polícia do regime de apartheid abriu fogo sobre a multidão desarmada resultando em 69 mortos e 186 feridos. O evento foi chamado de Massacre de Sharpeville. Em memória ao acontecido, a Organização das Nações Unidas (ONU) instituiu o Dia Internacional de Luta contra a Discriminação Racial.