Projeto da Toledo está na semifinal de concurso internacional

O projeto concorre na categoria “App Ecologicamente Correto para Consumidores”

14/03/2016

A Toledo Prudente Centro Universitário recebeu na última quarta-feira (9) a informação de que o projeto “Meu lixo eletrônico” do curso de Sistemas de Informação é um dos semifinalistas do Concurso TIC Américas 2016. O projeto prudentino que é coordenado pelo Professor Raphael Garcial e concorreu com outros 2500 projetos de vários países.

O projeto "Meu lixo eletrônico" é uma ideia inovadora que utiliza aplicativo de celular para informar a localização de resíduos eletrônicos para descarte ou que se encontram jogados em locais impróprios. Com esse aplicativo é possível ter um mapa dos locais onde se encontram os pontos de maior concentração, proporcionando a realização de mutirões em pontos estratégicos das cidades. Não há restrição geográfica para uso do aplicativo e poderá ser utilizado por qualquer pessoa.

Para o coordenador do projeto, Raphael Garcia, a classificação entre os semifinalistas traz uma motivação para que mais alunos se engajem nessa causa e tragam novas ideias. “Acredito que este seja um momento importante e fecundo para que possamos incentivar nossos alunos a participarem de mais concursos e trazer soluções inovadoras para a nossa região”, conta.

O Concurso TIC Américas 2016 é organizado Young América Business Trust, Organização dos Estados Americanos e a Pepsico. Desde 2007 quando houve a primeira edição do concurso, mais de 31 mil jovens empreendedores de 48 países já participam do TIC Américas, registrando um total de mais 13 mil propostas de negócio.

Os finalistas de cada categoria receberão uma bolsa integral para um membro da equipe inscrito para viajar e participar na final do TIC Américas 2016, juntamente com uma sessão de treinamento; estimado em mais de US $ 5.000. Os finalistas terão também acesso à formação, orientação e sessões de networking representantes de multinacionais, do governo, da mídia internacional, investidores e uma extensa rede de empreendedores e líderes empresariais.

O projeto da Toledo Prudente concorre na categoria “App Ecologicamente Correto para Consumidores”. O projeto “Meu lixo eletrônico” é o único representante da região de Presidente Prudente na semifinal do concurso.

“Sabíamos que se tratava de um concurso no qual jovens de toda América participariam, submetendo suas propostas inovadoras. No entanto, vimos que nosso projeto tinha potencial e que poderia chamar a atenção por sua simplicidade e inovação”, reforça Garcia. Além do coordenador, o projeto conta a participação de dois alunos do curso de Sistemas de Informação que atuam como extensionistas, são eles: Caio Toledo e Rodrigo Brandão.

O anúncio dos finalistas acontece no dia 15 de abril. Já as finais e a premiação acontecem em junho deste ano na 46ª Assembleia Geral da Organização dos Estados Americanos.

Mais informações - Desde 2011, o Centro Universitário é o único ponto credenciado na Secretaria Estadual de Meio Ambiente para coleta de lixo eletrônico. Todo material arrecadado, cerca de 3 toneladas por mês, é selecionado por extensionistas e voluntários. Parte segue para o Museu de Informática e Tecnologia que está localizado no próprio Centro Universitário e o restante é resgatado por uma empresa que dá o destino sustentável ao material. Podem ser entregues na Toledo Prudente computadores, impressoras, câmeras fotográficas, televisores, rádios, impressoras, carregadores e outros eletrônicos.