Alunos farão Plano de Mobilidade Urbana para Teodoro Sampaio

11/02/2016

A Prefeitura de Teodoro Sampaio (SP), através do prefeito Ailton Cesar Herling, firmou parceria com os cursos de Arquitetura e Urbanismo, Engenharia Civil e Direito da Toledo Prudente Centro Universitário para a elaboração do Plano de Mobilidade Urbana. 
 
Em 2012, com a aprovação da Lei 12.587/12, o Ministério da Cidades passou a exigir que todos os municípios com mais de 20 mil habitantes elaborassem seu Plano de Mobilidade Urbana. As cidades com planos definidos conseguem obter mais facilmente recursos para manutenção e melhoria da mobilidade urbana.
 
Conforme explica a coordenadora do curso de Arquitetura e Urbanismo da Toledo Prudente, Julia Guimarães Pereira, os alunos poderão colocar em prática conhecimentos da sala de aula. “Seis alunos irão realizar um diagnóstico da situação da mobilidade urbana na cidade, realizar audiências públicas com a população para verificação das necessidades e propor soluções que possam ser aplicadas na cidade através de uma lei que deverá ser aprovada pela Câmara Municipal”, finaliza. 
 
Essa é segunda parceria que a Toledo Prudente firma com prefeituras da região. A primeira aconteceu em julho com a prefeitura de Martinópolis (SP). 
 
Para o Prefeito Ailton César, o Plano de Mobilidade Urbana é importante porque parte da necessidade da população. Atualmente com cerca de 23 mil habitantes os principais pontos a serem discutidos serão as vias públicas e seus cruzamentos, o acesso aos bairros e a segurança de motoristas e pedestres. 
 
“Realizaremos diversas atividades para que toda a população tenha a oportunidade de opinar a nos ajudar a redefinir as prioridades de mobilidade. A cidade está crescendo e precisamos oferecer condições para que essa expansão aconteça de forma ordenada”, comenta o prefeito.
 
O prazo de conclusão do Plano de Mobilidade Urbana de Teodoro Sampaio é de 12 meses.  Depois de pronto, o projeto é encaminhado para a Câmara Municipal para a elaboração de uma lei que coloca o plano em vigor. 
 
Os alunos selecionados para a elaboração deste Plano de Mobilidade Urbana são: Giseli Andrade e Tatiane de Jesus, do curso de Arquitetura e Urbanismo; Carlos Eduardo Silva e Giovanna Fonseca, do curso de Engenharia Civil e Bruno Farias e Leonardo Lima, alunos do curso de Direito.
 
A primeira reunião com alunos acontece ainda neste mês de fevereiro.