Arquitetura da Toledo divulga resultado de concurso

A entrega do prêmio será no dia 17 de dezembro às 17h na Toledo Prudente

11/12/2015

Após a confecção dos projetos para construção de um ambiente de ensino diferenciado na Toledo Prudente, 7 grupos de alunos do curso de Arquitetura e Urbanismo integraram o concurso ‘Seu Projeto na Toledo Prudente – Ideias Criativas para a Nova Sala de Metodologias’.
Os projetos foram idealizados pelos alunos e propõem a construção de um ambiente de ensino diferenciado que estimulem a criação, o trabalho em equipe, a discussão e a aprendizagem.

O grupo 12, composto pelas alunas Maria Eduarda Silva e Renata de Souza Santos (Foto 1), teve o projeto melhor avaliado.

Segundo os membros da banca avaliadora, os trabalhos inscritos foram avaliados por sua composição, funcionalidade, propostas de interação e ideias inovadoras para compor o ambiente.

A Pró-Reitora Acadêmica da Toledo Prudente, Zelly Pennacchi Machado, que tem representado a Toledo Prudente em diversos encontros de inovação acadêmica e debates sobre novas metodologias de ensino e idealizadora do projeto diz que a ideia foi possibilitar aos alunos do curso de Arquitetura e Urbanismo uma vivência real em relação a elaborar um projeto já nos primeiros anos do curso e ter a experiência de ver o trabalho executado. “É provocar os alunos a buscarem conhecimento além das salas de aula, é estimular a criatividade e a integração com a escola. Estamos muito felizes com o resultado”, finaliza Zelly.

“Os projetos superaram as nossas expectativas e foram além do que os alunos já tinham vivenciado em sala de aula. Assim, percebemos que foram em busca de informações adicionais para complemento do projeto por meio de pesquisas acadêmicas”, revela a coordenadora do curso de Arquitetura e Urbanismo da Toledo Prudente, Julia Fernandes Guimarães Pereira.

Segundo o professor Eli Candido Junior, que utilizará a sala de metodologias por meio de suas aulas no curso de Sistemas de Informação, a proposta de um ambiente diferenciado estimula a criatividade e a inovação.

“Na sala de metodologias ativas, o aluno é o centro de tudo, quando trabalha de forma colaborativa com outros estudantes e com os professores em prol do estímulo de novas ideias e troca de informações que facilitam o processo de aprendizagem”, explica o docente.

O projeto vencedor resultará em um novo ambiente para a sala 85 (pós-graduação) e começará a ser executado em meados de 2016.

A entrega do prêmio será no dia 17 de dezembro às 17h na Toledo Prudente.