Deflação é tida em pesquisa de preços em Prudente

21/05/2014

A pesquisa realizada no dia 16 de Abril de 2014 constatou que o consumidor gastava R$ 454,36 para a compra de uma cesta básica em Presidente Prudente. Nesta pesquisa, realizada no dia 15 de Maio de 2014 o custo da cesta básica é de R$ 443,23 demonstrando, portanto, uma deflação de 2,45%, no mês.

O grupo Alimentos destacou-se com deflação de 3,39%. O produto que teve a maior queda foi a Batata (Kg) com queda de 35,21%.
Contrariando a tendência, o Grupo Artigos de Limpeza apresentou inflação de 2,16% em relação ao mês anterior, tendo como produto relevante a Agua sanitária (1L) com aumento de 8,11%.

O grupo de Artigos de Higiene também apresentou aumento, com inflação de 1,84% dos preços.  O produto com elevação significativa de preço foi o Papel higiênico (4un. 30m - fl simples) com 15,60%.

A concorrência entre os supermercados dá ao consumidor a oportunidade de economizar até 43%, pois, comprando uma unidade de cada produto pelo maior preço, ele gastaria R$ 194,88. Já se a sua compra fosse feita pelo menor preço de cada produto, o total gasto seria de R$ 135,94, economizando assim o valor de R$ 58,94.

A pesquisa teve a participação dos alunos da Toledo Presidente Prudente: Bárbara Piccinin Bossolani, Bruno Fazioni Bocal, Elaine Aparecida Alves Cardoso, Gisele Pereira Lima dos Santos, Mario Humberto Salvador Junior e Stephanie Pereira de Carvalho, sob a orientação do Economista Walter K. Dallari e da Supervisora de Prática Profissional Maria Lúcia Ribeiro da Costa.

Clique aqui e acesse a pesquisa completa