Palestras abordarão acesso ao Poder Judiciário

Evento será realizado por meio de uma parceria da Toledo Presidente Prudente e a Justiça Federal com a presença de renomados profissionais para debater a temática proposta

14/05/2012

Por meio de uma parceria da Toledo Presidente Prudente e a Justiça Federal, serão oferecidas nos dias 21, 22 e 23 de maio diferentes palestras jurídicas.

O Ciclo de Palestras intitulado ‘Acesso à Justiça e ao Poder Judiciário’ reunirá magistrados, procuradores, servidores advogados, estudantes do curso de Direito e o público geral interessado na temática.

No dia 21 (segunda-feira), a palestra ‘Acesso à Justiça e Jurisprudência de valores’ será ministrada pelo professor doutor Pietro de Jesus Lora Alarcón, que é Mestre e Doutor em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, com estudos pós-doutorais na Universidad Carlos III de Madrid (España) e na Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra (Portugal).

Na terça-feira (22), a desembargadora federal Daldice Maria Santa Almeida falará sobre Conciliação e Pacificação Social.

Para finalizar a programação, na quarta-feira (22) o tema abordado será ‘Os 10 anos dos Juizados Especiais Federais’ pela desembargadora federal Marisa Santos.

Segundo Elidia Aparecida de Andrade Correa, que é coordenadora do evento, o objetivo é fomentar o esclarecimento ao público em geral sobre as funções e atividades dos órgãos do Poder Judiciário em espaços públicos.

“E com este ciclo de palestras, busca-se levar à comunidade de Presidente Prudente o debate sobre o que se espera do Poder Judiciário hoje e algumas soluções para que ele se firme como um Poder célere, imparcial,  justo e efetivo  na concretização da paz social”, diz.

Ela acrescenta que é de extrema importância a realização deste evento, já que teremos a possibilidade de termos grandes nomes da área jurídica para debatermos sobre questões de extrema relevância para o cidadão.

“Entre eles, o acesso à justiça e os meios que a possibilitam, tais como o Juizado Especial Federal, que estamos prestes a receber aqui em Prudente, e a conciliação judicial”, explica.

Todas as palestras serão realizadas no Salão Nobre da Toledo Presidente Prudente, às 19h30.

Para este evento, as inscrições são gratuitas e podem ser feitas em www.trf3.jus.br/semag/.

Ao final, haverá entrega de certificado para aqueles que atingirem o nível mínimo de participação, que é de 75% da programação.