Intercambiários fazem Administração na Toledo

03/02/2012

Quatro estudantes estrangeiros iniciaram aulas no curso de Administração da Toledo Presidente Prudente. Os mexicanos Alicia Reyes, Clarissa Villarreal  e Ricardo Sparza, além do húngaro Bence Ihász acompanham a rotina acadêmica no 1º termo.

Eles estão há cerca de 6 meses no Brasil por meio do Intercâmbio do Rotary Internacional e já relatam experiências culturais importantes.

Alicia Reyes conta que no México possui uma independência maior, portanto sua adaptação tornou-se difícil no início, porém com o tempo ela pôde compreender e se adequar à cultura local. “Lá eu já dirijo, me desloco com mais facilidade e aqui, quando cheguei, eu não sabia pronunciar nada em português”, conta.

Clarissa Villarreal e Ricardo Esparza esclarecem sobre a importância da troca de experiência com os outros intercambiários que estão em Presidente Prudente. “É muito legal, pois sempre saímos em turmas e quando conversamos, cada intercambiário conta um pouco sobre o seu País. Além de ser uma possibilidade de fazer amizades, podemos ter uma breve noção da cultura de cada local”, dizem.

O húngaro Bence Ihász ressalta que o clima foi um dos fatores que mais o atrapalhou desde o momento de sua chegada  ao Brasil. “Por exemplo, neste período em minha terra natal, é facilmente constatada a temperatura de -15 graus”, conta.

Apesar disso, ele destaca que o agrada a maneira com que os brasileiros tratam os estrangeiros. “Não tivemos nenhum tipo de problema com isso, muito pelo contrário, onde chegamos, as pessoas querem saber de onde somos, como é o nosso País, achamos o prudentino uma população muito receptiva”, esclarece.

Apesar dos estudantes não terem interesse em iniciar o curso de Administração em seu País de origem, eles ressaltam que já aprenderam muitas coisas interessantes nestes poucos dias de aula que  acreditam poder utilizar em outros locais.

“Ao contrário do Direito, que aborda apenas leis do Brasil, a Administração é a mesma aqui e em todo o mundo, por isso, acreditamos que estes meses que faremos algumas disciplinas no curso, nos agregarão muitos conhecimentos valiosos”, contam. “Aqui na Toledo, fomos todos muito bem recebidos e gostamos muito do modo animado de ser dos brasileiros, dos cidadãos prudentinos e dos alunos da Toledo”, finalizam.

Os estudantes ficarão em Presidente Prudente até meados do mês de junho/julho, quando retornarão ao seu local de origem.

Mais – A Toledo Presidente Prudente também está recebendo as estudantes intercambiárias Pleuni de Vries, que é holandesa e a suéca Anna Eliasson, que estão fazendo algumas disciplinas no curso de Marketing.

Foto: O húngaro Bence e os mexicanos Clarissa, Ricardo e Alicia acompanham rotina acadêmica na Toledo Presidente Prudente