Professores comemoram seu dia na Toledo

17/10/2012

pro.fes.sor
sm (lat professore) 1 Homem que professa ou ensina uma ciência, uma arte ou uma língua; mestre.

Este é o significado real contido no dicionário, mas com certeza, o valor deste profissional vai além deste sentido. Para celebrar o dia 15 de outubro, em que é comemorado o dia do professor, a Editora Saraiva, em parceria com a Toledo Presidente Prudente realizou um coffee break durante os intervalos das aulas nos períodos manhã e noite na faculdade.

“Os professores merecem referência e reverência, porque são eles que fazem o processo educacional acontecer”, enfatiza o professor do curso de Serviço Social, Eduardo Luis Couto.

“O magistério e a magistratura me realizam profissionalmente. O contato com os alunos faz com que a gente também aprenda e isso é um processo de reciclagem e troca permanentes”, revela o professor do curso de Direito e juiz do trabalho, José Roberto Dantas Oliva.

A comemoração do dia dos professores já faz parte da agenda anual da Toledo e tem objetivo, além de homenagear, promover a integração entre professores de todos os cursos, uma vez que o evento acaba se tornando um momento de descontração e diversão.

No dia 15 de outubro de 1827 (dia consagrado à educadora Santa Teresa de Ávila), Dom Pedro I assinou o Decreto Imperial que criou o Ensino Elementar no Brasil. O decreto impunha que "todas as cidades, vilas e lugarejos tivessem suas escolas de primeiras letras". E falava ainda sobre descentralização do ensino, salário dos professores, matérias básicas que todos os alunos deveriam aprender e até como os professores deveriam ser contratados. A ideia, inovadora e revolucionária, teria sido ótima, caso tivesse sido cumprida.

Mas foi somente em 1947, 120 anos após o referido decreto, que ocorreu a primeira comemoração de um dia efetivamente dedicado ao professor.