Atividade acadêmica simulou julgamento de Bruno

10/11/2010

No início da noite de ontem (9), foi realizado o Júri Simulado ‘Caso Bruno’ com a participação dos alunos do curso de Direito noturno da Toledo Presidente Prudente.

A atividade, semelhante à realizada no dia 29 de outubro, reuniu alunos, egressos, profissionais e comunidade em geral, que tiveram a oportunidade de assistir a uma simulação de julgamento do caso do ex-goleiro do flamengo, Bruno Fernandes, acusado de ter matado Eliza Samudio, com quem manteve um relacionamento extraconjugal.

Lúcia e Laércio Miranda dos Santos são egressos da Toledo vieram prestigiar a atividade acadêmica. Eles são pais do aluno Lucas Miranda dos Santos, que atualmente cursa o 2º termo do curso de Direito nas Faculdades e que na ocasião, interpretou o réu Bruno.
“É diferente assistir a esta simulação com o nosso filho fazendo o papel de réu, mas ao mesmo tempo muito gratificante, porque vemos que esta atividade enriquece o conhecimento destes alunos, que podem conhecer na prática como realmente funciona um julgamento de verdade”, dizem.

O professor do curso de Direito, Rodrigo Lemos Artero presidiu o júri, que por cinco votos a dois, condenou o réu, interpretado na ocasião pelo estudante da Toledo. Tal resultado foi diferente ao obtido no júri simulado com os alunos do período da manhã, que por quatro votos a três absolveu o acusado. “Apesar de se tratar de uma simulação, enfatizamos que foi uma atividade bastante proveitosa, que ofereceu aos alunos a possibilidade de vivenciar o funcionamento do rito procedimental do tribunal do júri, bem como o sistema de julgamento dos casos de crimes dolosos contra a vida na sala secreta pelo conselho de sentença”, diz.

Artero ainda ressalta a importância da iniciativa tomada pelo professor Cláudio, por já ter se tornado uma tradição na Toledo Presidente Prudente, visando incentivar os alunos do primeiro ano, o aprendizado e o interesse pelo Direito Penal e ainda a oportunidade de exercitar a capacidade de argumentação e persuasão tão importantes para o profissional do Direito.

Caso Real – Em relação ao andamento do caso ‘Bruno’, está previsto para ocorrer ainda hoje (10), no Fórum de Contagem (MG) o depoimento do primo do goleiro, Sérgio Rosa. Ele é o único acusado que confirma a versão do menor sobre o possível assassinato de Eliza Samudio.
A Justiça não divulgou se vai ouvir ainda hoje o réu Bruno, seu amigo Luiz Ferreira Romão, vulgo ‘Macarrão’, e Marcos Aparecido dos Santos, conhecido como ‘Bola’.