IGC revela Toledo como melhor IES privada da região

Dados fazem parte de levantamento divulgado pelo Ministério da Educação (MEC)

02/09/2009

Foi divulgado ontem (1) o Índice Geral de Cursos (IGC) das Instituições de Ensino Superior (IES), que  aponta a qualidade de todas as universidades, centros universitários e faculdades do País

Das 488 IES do estado de São Paulo, seja universidade, centro universitário ou faculdade, participantes da pesquisa realizada pelo INEP/MEC, apenas 8 alcançaram o conceito 5 e 30 o conceito 4. A Toledo Presidente Prudente figura nesse ranking entre as 8% melhores instituições do Estado. No levantamento Brasil participam da pesquisa 2001 IES, mas apenas 141 obtiveram conceito 5 e 4.

A Toledo está na 123ª posição, entre as 7% melhores IES do Brasil, sendo a instituição de ensino superior privada com a melhor colocação na região.

O IGC avalia o nível de excelência dos cursos de graduação e pós-graduação stricto sensu (mestrado e doutorado). Para a graduação, são verificados os conhecimentos agregados pelos alunos e variáveis de insumo, que se dá pela avaliação do corpo docente, infraestrutura disponibilizada pela IES, bem como organização didático-pedagógica. No caso dos cursos de pós-graduação, é levada  em consideração a nota da  Capes - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior.

A diretora administrativa da Toledo Presidente Prudente, Maria Inês de Toledo Pennacchi explica que a IES ultrapassa o nível de exigência na questão titulação e regime de trabalho para instituições do seu porte. “Nosso corpo docente atende plenamente suas funções e os alunos, quando avaliados no ENADE, atingem conceitos máximos. Todos os indicadores colocam a Toledo Presidente Prudente e seus egressos em evidência, seja em concursos públicos, resultados da OAB e nos índices de empregabilidade”, explica.

Confira a colocação e pontuação, no estado, das instituições de ensino da região:

13ª - Universidade Estadual Paulista (UNESP) – nota 4
36ª - Faculdades Integradas Antônio Eufrásio de Toledo – P. Prudente – nota 4

49ª - Faculdade de Educação de Osvaldo Cruz (Feocruz) – Oswaldo Cruz -  nota 3
68ª - Instituto Superior de Educação de Junqueirópolis (ISEJ) – Junqueirópolis – nota 3
105ª - Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE) – P. Prudente – nota 3
115ª - Faculdade de Primavera (CESPRI) – Primavera – nota 3
138ª - Faculdade de Tupi Paulista (CESTUPI) – Tupi Paulista – nota 3
143ª - Faculdades de Dracena – Dracena – nota 3
154ª - Faculdade de Ciências Gerenciais de Dracena (FCGD)– nota 3
205ª - Faculdade de Presidente Prudente (UNIESP) – P. Prudente – nota 3
208ª - Faculdade de Direito da Alta Paulista (FADAP) – Tupã/SP – nota 3
247ª - Faculdade de Tecnologia de Oswaldo Cruz (FATEC) – Oswaldo Cruz
248ª - Faculdade Ranchariense (FRAN) – Rancharia/SP – nota 3
267ª - Universidade Paulista (UNIP) – nota 3

283ª - Instituto Municipal de Ensino Superior de Assis (IMESA) – nota 2
382ª - Faculdade de Educação de Assis – (FAEDA) – nota 2
391ª - Faculdade de Administração de Assis – (FAA) – nota 2

Clique aqui e acesse o levantamento completo que é produzido pelo Ministério da Educação (MEC). Veja aqui matéria publicada hoje (2) no Jornal O Imparcial, em Presidente Prudente sobre o assunto.