Coordenador de Sistemas ressalta nova tecnologia

Mário Augusto Andreta Carvalho fala sobre transmissão de conexão web por meio da rede elétrica, aprovada nesta semana pela ANEEL

28/08/2009

A diretoria da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) aprovou na tarde da última terça-feira (25), a transmissão de conexão de internet e sinal de TV por assinatura por meio da energia elétrica no Brasil.

Para o coordenador do curso de Sistemas de Informação da Toledo Presidente Prudente, Mário Augusto Andreta Carvalho (foto), é uma nova tecnologia que traz benefícios, porém ainda possui algumas barreiras para serem superadas. “As questões positivas estão relacionadas a desburocratização do acesso à web, pois ela chegaria a locais onde ainda ela não se faz presente e claro, a maior velocidade da conexão que esta inovação promete trazer”, explica.

Porém, a mobilidade acaba sendo prejudicada quando o acesso é feito por meio da rede de energia. “Apesar de a velocidade ser maior, podemos ter perda de conexão em decorrência da precariedade das fiações existentes nas casas e residências, além do mais, pode haver interferência vinda de fios de cobres e o manuseio de outros equipamentos eletrônicos”, enfatiza.

Quando questionado sobre o tempo da chegada desta modernidade até o Brasil, Carvalho explica que é pouco provável que as estimativas sejam exatas, principalmente pela série de ações que envolvem. “A partir de agora vamos ter a apresentação das empresas interessadas em atuar na área. Este processo demanda tempo, desde a estruturação de todo a parte técnica até o fornecimento do serviço. Porém, não deixa de ser um passo à frente rumo às novas tecnologias”, finaliza.