IPT aponta deflação de 2,72% em Presidente Prudente

21/12/2009

No último mês, o Índice de Preços Toledo - IPT, registrou uma deflação de 2,72%. A pesquisa realizada no dia 17 de novembro constatou que o consumidor gastava R$ 311,41 para a compra de uma cesta básica em Presidente Prudente. Nesta pesquisa realizada no dia 17 de dezembro, este valor chegou à marca de R$ 302,94.

A maior queda ocorreu no grupo de Alimentos, registrando 3,62% de deflação.

Açúcar Cristal 5kg, com queda de 15,83%, e farinha de trigo 1kg, com queda de 12,39%, foram os produtos que mais contribuíram para esta queda.

Seguindo a tendência de queda nos preços, o grupo de Higiene Pessoal apresentou a segunda maior queda, registrando 3,05%.

Em contrapartida, o grupo de Artigos de Limpeza registrou uma alta de 6,65%. Sabão em pó 1kg e sabão em barra 5 unid. 200g foram os produtos que mais contribuíram para esta alta, com elevações em seus preços de 10,49% e 5,95%, respectivamente.

Alguns produtos apresentaram uma significativa diferença de preços entre os estabelecimentos pesquisados, ocasionados principalmente por promoções, como no caso da margarina 500g, cujos preços variaram de R$ 0,99 a R$ 2,60, registrando uma variação de 162,63%.

Vale ressaltar novamente a importância de pesquisar, pois se o consumidor comprasse uma unidade pelo maior preço, ele gastaria R$ 139,50. Já se a sua compra fosse feita pelo menor preço ele desembolsaria o valor de R$ 91,39, economizando, assim, 53% do valor gasto.

O IPT acumula uma alta de 0,03% nos últimos 12 meses, indicando a estabilidade da inflação da cesta básica no último ano.

A pesquisa teve a participação dos alunos: Edinaldo Vieira de Souza, Fernanda de Lima Bagli, Gabriela Carbonera Santos, Luciana Lima, Maria Luisa de Lima Pastorim e Mário Humberto Salvador Junior, sob orientação do Economista Walter K. Dallari e da Supervisora de Prática Profissional Maria Lúcia Ribeiro da Costa.

Veja aqui a tabela.