Egresso é aprovado em concurso do Ministério Público

26/11/2009

Rodrigo Melgarejo (foto) formou-se em Direito nas Faculdades Integradas Antônio Eufrásio de Toledo no ano de 2004. Logo após a conclusão da graduação, atuou como delegado de polícia responsável pelas cidades de Santa Rita do Rio Pardo e Dourados, no Estado do Mato Grosso do Sul, por três anos.

Em novembro de 2008, Melgarejo prestou concurso para a promotoria no Estado de São Paulo, onde tomou posse em agosto de 2009 . Ele atua como promotor substituto na cidade de Rosana, até o momento da escolha da cidade em que  assumirá como titular, de acordo com sua classificação e o número de vagas disponíveis em cada município.

“Desde que ocupava os bancos acadêmicos, almejava uma vaga no Ministério Público e a experiência obtida como Delegado de Polícia somente me tornou mais próximo da concretização desse sonho. Ademais, os anos como policial implicaram num maior crescimento espiritual e na realização de novas amizades no Estado vizinho”, diz.

Em recente visita à Toledo Presidente Prudente, juntamente com a esposa, também formada em Direito e advogada, Camila Cavalcante Melgarejo, ele anunciou as boas novas e disse aguardar ansiosamente pela escolha do novo local de trabalho.

Juntos, fazem planos profissionais e acadêmicos, já que ambos pretendem iniciar um curso de pós graduação na área.

Melgarejo finalizou agradecendo ao importante apoio de sua família, em especial, pela compreensão em razão das incansáveis horas destinadas ao estudo diário cumulado com o trabalho. Igualmente, agradeceu aos professores da Toledo, Luís Roberto Gomes, Silas Silva Santos e Jurandir José dos Santos, entre outros, pelos ensinamentos repassados e também por servirem de inspiração em sua caminhada.

Profissão - O promotor público é o representante legal do Estado na acusação do réu. A função atualmente é muito mais voltada à defesa da cidadania, proteção do meio ambiente, do consumidor, do idoso, da criança e do adolescente, dos portadores de deficiência, etc. O salário inicial é de aproximadamente  R$18 mil.