Concorrência gera diferentes preços

08/09/2008

A Empresa Júnior Toledo - EJT realizou a Coleta dhttp://www.toledoprudente.edu.br/sistemas/imagens/noticias/coletasetembro2008.gife Preços nos maiores supermercados de Presidente Prudente no dia 3 de Setembro de 2008, sendo constatada alta de 0,02% em relação ao mês anterior.

O grupo que apresentou a maior alta foi o de Artigos de Limpeza, registrando 2,35%. Os principais produtos que contribuíram para esta elevação foram o Sabão em pedra Brilhante 5 unidades com 18,29% e o Amaciante Confort 500ml 14,56%.

Em contrapartida, o grupo de Matinais/Doces apresentou a maior queda, com 2,01%. Os Produtos que mais contribuíram para este fato foram o Café Pilão 500gr e o Café Caboclo 500g ambos na embalagem tipo almofada, com baixas de 17,50% e 12,58% respectivamente.

A concorrência entre os estabelecimentos continua ocasionando acentuada diferença de preços em alguns produtos, como no caso do Sabonete Lux Suave 90gr e do Macarrão Sêmola Basilar com variação de 101,69% e 80%, respectivamente. Nessa pesquisa, o menor preço encontrado do Sabonete Lux Suave 90gr foi o de R$ 0,59 e o maior de R$ 1,19. Já o Macarrão Sêmola Basilar obteve o menor preço de R$ 1,05 e o maior de R$ 1,89.

Destaca-se novamente a importância de pesquisar os preços de um mercado para outro, pois se o consumidor comprasse uma unidade de cada produto pelo maior preço ele gastaria nesse mês R$ 489,93. Porém, se efetuasse a compra dos produtos pelo menor preço de cada item, desembolsaria o valor de R$ 372,28 economizando assim 31,60% do valor gasto.

A pesquisa teve a participação dos alunos: Diego Fachiano Neves, Gabriela C. Santos, Thiago Yassuda, Samuel Barros Cordeiro e Murilo K. M. Haga, sob orientação do economista e professor da Toledo/PP, Walter K. Dallari e da supervisora de prática profissional, Maria Lúcia Ribeiro da Costa.

Confira os resultados