FSSPP: melhor do Estado no ENADE

07/08/2008

O resultado do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes - ENADE, referente a avaliação realizada em 2007 foi divulgado ontem (6) pelo Ministério da Educação - MEC. O curso de Serviço Social da Toledo/PP, o único avaliado no ENADE 2007 obteve a nota máxima, 5, sendo considerada a melhor Faculdade de Serviço Social do Estado de São Paulo, ficando também entre as oito melhores do Brasil - que alcançaram a nota máxima 5.

No último exame, realizado em 2004, o curso de Serviço Social da Toledo/PP também obteve a melhor colocação do Estado de São Paulo. “A constância desse resultado é fruto do trabalho de uma equipe de professores, funcionários e direção da Toledo/PP, sempre em conjunto e com muita dedicação. A satisfação é muito grande em poder mais uma vez obter um excelente resultado”, afirmou a coordenadora do curso de Serviço Social da Toledo/PP, Valderes Maria Romera que está a frente do curso desde 1995.

O ENADE avalia tanto os alunos concluintes quanto os ingressantes e a Toledo/PP obteve índices bem acima da média. Em relação aos alunos ingressantes, a média Brasil foi de 34,4, já a da Toledo/PP foi de 50,3 e quanto aos concluintes, a média Brasil foi de 41,8 e a da Toledo/PP foi de 53,3.

Outro ponto a ser destacado nesta avaliação é em relação ao questionário que é aplicado aos estudantes para constatar a percepção dos mesmos sobre a instituição em que estudam. A Toledo/PP obteve média de 89,5 em relação a sua infra-estrutura e 98,2 em relação ao currículo do curso.

“Isso é a consolidação do nosso trabalho e só confirma a nossa preocupação em vencer desafios e manter a tradição e qualidade da Faculdade Toledo/PP”, falou mais uma vez Valderes.
Em relação ao Indicador de Diferença de Desempenho (IDD) a Toledo/PP obteve média 3. Este Indicador é a diferença entre o desempenho médio do concluinte de um curso e o desempenho médio estimado para os concluintes desse mesmo curso e representa, portanto, quanto cada curso se destaca da média, podendo ficar acima ou abaixo do que seria esperado para ele, baseando-se no perfil de seus alunos.

Outro conceito avaliado neste Exame é o Conceito Preliminar do Curso (CPC), novidade inserida nesta última prova pelo MEC e a Toledo/PP obteve nota 4. O CPC leva em conta a a nota do ENADE (40%), o IDD (30%) e corpo docente e respostas do questionário respondido pelos alunos que fazem a prova contemplando infra-estrutura e recursos didáticos pedagógicos (30%).

O ENADE avalia diferentes cursos em cada ano. Os outros cursos da Toledo/PP, Administração, Ciências Contábeis, Economia e Direito foram avaliados no ENADE de 2006, e obtiveram excelentes resultados: Ciências Contábeis - 3º lugar no Estado de São Paulo, Direito - 4º lugar no Estado de São Paulo, Economia - 7º lugar no Estado de São Paulo e Administração - 10º lugar no Estado de São Paulo e todos tiraram nota 4.

Além disso, a Toledo/PP ficou com a média geral maior da região em relação a todos os cursos avaliados na região Oeste do Estado de São Paulo. Esses cursos serão avaliados novamente no ENADE de 2009.

Em 2008 vão ser avaliados os cursos de arquitetura e urbanismo, biologia, computação, engenharia, filosofia, física, geografia, história, letras, matemática, pedagogia e química.