Damásio de Jesus visitou a Toledo/PP

22/08/2008

A Toledo/PP, recebeu na noite de ontem (21), o professor, ex-promotor de Justiça e ahttp://www.toledoprudente.edu.br/sistemas/imagens/noticias/visitadamasio2008caoa.gifutor de inúmeras obras de Direito Penal e Processo Penal, Damásio Evangelista de Jesus.

Ele veio para Presidente Prudente para presidir o 1º Fórum de Direito Ambiental do Pontal do Paranapanema que está ocorrendo hoje e, aproveitou para reencontrar seus “amigos da Toledo”, como ele mesmo se refere e também para conversar com os alunos que estudam em seu cursinho preparatório, Damásio que fica instalado na Toledo/PP.

“É muito bom estar aqui e rever os meus amigos, isso é muito gratificante para mim. Vim para Presidente Prudente por uma razão especial, pois hoje em dia, o Meio Ambiente é o que mais nos preocupa, pois a criminalidade corrói o bolso, mas a erosão em que estamos vivendo corrói o mundo todo”, afirmou.

Ele foi recepcionado na Toledo/PP pelo diretor geral da faculdade, Milton Pennacchi, pelo coordenador do curso de Direito, Sérgio Tibiriçá Amaral, que foi aluno de Damásio e pela diretora acadêmica da Toledo/PP, Zelly Pennacchi Machado. Damásio recebeu um mimo da Toledo/PP.

Damásio também fez questão de deixar uma mensagem aos alunos do seu cursinho. “O mais importante para minha escola não são os professores, mas sim vocês. Estou  muito satisfeito de estar aqui e sei que cada um presente tem a sua história e está deixando algo para estar aqui assistindo às aulas, mas o caminho é este. Realmente temos que, por um tempo, abrir mão de muitas coisas, inclusive finais de semana, mas para realizar um sonho é preciso muita dedicação”, afirmou.

Essa força de vontade de que Damásio tanto fala, segundo ele, vem dos ensinamentos que teve na vida. “Eu sou fruto da família Toledo e digo que, como outras empresas que estão há tempos no mercado, a Toledo segue sempre com muita eficiência, responsabilidade e visão de futuro. Por isso, digo que quando vocês estiverem na banca de um exame, podem ter a certeza de que não estão sozinhos, a alma de Antônio Eufrásio de Toledo, fundador das Faculdades Toledo estará lá e eu também”, afirmou.

Ele se formou na Instituição Toledo de Ensino de Bauru, faculdade onde lecionou por 12 anos. Seu sonho era ser juiz, tanto é que, desde o segundo ano da faculdade começou a se preparar e dedicava a maior parte do seu tempo estudando as matérias relacionadas à área, como Processo Civil, Direito Civil, Processo Penal e Direito Constitucional. Porém, logo que se formou, foi sancionada uma Lei que, para ser juiz teria que ter pelo menos dois anos de advocacia. Foi então que Damásio viu seu sonho tomar outro rumo, foi aconselhado a investir no Ministério Público e foi o que fez. Permaneceu neste órgão por 26 anos até se aposentar como Procurador Geral do Estado de São Paulo.

O seu cursinho preparatório Damásio surgiu ao acaso. Damásio, enquanto professor universitário e promotor sempre respondia dúvidas dos alunos que estavam se formando sobre como estudar e se preparar para os concursos. Até que decidiu anotar em um caderno para que, no ano seguinte, tivesse tudo na ponta da língua. Daí nasceu em Bauru, em 1969, o primeiro Cursinho Preparatório Damásio. Em setembro de 1974 ele decidiu fechar em Bauru e no dia 9 de fevereiro de1975, abriu em São Paulo, na Praça João Mendes Júnior um novo cursinho que hoje, está espalhado em 85 cidades do Brasil, inclusive Presidente Prudente.

“No primeiro dia de aula do meu cursinho eu tinha dois alunos na sala, dei aula para os dois que depois também pararam o curso. Me lembro que minhas filhas ligavam perguntando: Papai e hoje ,quantos alunos? Dependendo do número elas vibravam. Aos poucos, foram chegando mais alunos e graças a Deus tudo deu certo. Aprendi muito com a família Toledo, aprendi a administrar e a ter força na vida, ser uma pessoa séria, responsável e que, acima de tudo se eu quisesse ser alguma coisa na vida teria que ter um projeto e ser organizado. E foi o que fiz, por isso a enorme felicidade de estar aqui hoje, na Toledo de Presidente Prudente”, contou.

Além disso, Damásio tem uma faculdade de Direito, Faculdade de Direito Damásio de Jesus e cursos de ensino à distância.
Damásio tem duas filhas e sete netos. Sua neta mais velha, Nathália de Jesus, que cursa o 2º ano de Direito em sua faculdade veio acompanhá-lo, como sua secretária. “Uma de minhas maiores honras é ter uma faculdade com meu nome e ter minha neta estudando lá. Isso é maravilhoso”, finalizou.