EJT constata alta de 1,68%

13/05/2008

A Empresa Júnior Toledo - EJT já realizou a Coleta de Preços do mês de maio. A pesquisa foi feita nos maiores supermercados de Presidente Prudente, no dia 6 de maio de 2008, sendo constatada alta de 1,68% em relação ao mês anterior.

O grupo que apresentou maior alta foi o de Cereais e Mercearia, com alta de 4,16%. Os principais produtos que contribuíram para esta elevação foram o Arroz Tipo 1 Anceli 5 Kg  24,95% e a  Farinha de trigo Dona Benta 1 Kg com alta de 11,33%.

Em contrapartida, o grupo de Enlatados e Condimentos teve queda de 1,19% . Os Produtos que contribuíram com este fato foram o Catchup Arisco 390g e o Molho Pomarola 520g, com baixas de 8,34% e 7,91% respectivamente.

O Feijão tipo carioquinha Da Hora 1Kg desta vez foi o produto que obteve a maior baixa nos preços, com queda de 14,68% . Nesta pesquisa encontramos o Feijão a um preço médio de R$ 3,55, enquanto que, no mesmo período do mês anterior, este produto custava R$ 4,16.

A concorrência entre os estabelecimentos continua ocasionando acentuada diferença de preços em alguns produtos, como é o caso do Macarrão Spaguetti Liane com ovos com variação de 58,91%, sendo encontrado o menor preço de R$ 1,29 e maior de R$2,05, e o Queijo mussarela (fatiado kg) com variação de 53,03%,onde o menor preço encontrado foi o de R$10,39 e o maior de R$15,90.

Destaca-se novamente a importância de pesquisar os preços de um mercado para outro, pois se o consumidor comprasse uma unidade de cada produto pelo maior preço, ele gastaria nesse mês R$ 462,38, porém, se efetuasse a compra dos produtos pelo menor preço de cada item, desembolsaria o valor de R$ 365,02, economizando assim 26,67% do valor gasto.

A pesquisa teve a participação dos alunos: Ana Aline Caires, Gabriela Santos, Thiago Yassuda, Samuel Barros Cordeiro e Murilo K. M. Haga sob orientação do Economista Walter K. Dallari e da Supervisora de Prática Profissional Maria Lúcia Ribeiro da Costa.

Confira a pesquisa