EJT constata alta de 1,49%

10/04/2008

A Empresa Júnior Toledo - EJT realizou a Coleta de Preços nos maiores supermercados de Presidente Prudente, no dia 7 de abril de 2008, sendo constatada alta de 1,49% em relação ao mês anterior.

O grupo que apresentou maior alta foi o de Matinais e Doces, com alta de 3,21%. Os principais produtos que contribuíram para esta elevação foram o Biscoito Maizena Liane 14,53% e a Caixa de Bombons Garoto 400g com alta de 8,28%.

. Em contrapartida, o grupo de Artigos de Higiene, teve queda de 2,6% . Os Produtos que contribuíram com este fato foram o Talco Johnson's Baby 200g e o Papel higiênico Personal 4 unidades Neutro, com baixas de 8,69% e 8,28% respectivamente.

O Frango Congelado Kg desta vez foi o produto que obteve a maior baixa nos preços, com queda de 18,63% . Nesta pesquisa encontramos o frango a um preço médio de R$ 2,09, enquanto que, no mesmo período do mês anterior, este produto custava R$ 2,57.

A concorrência entre os estabelecimentos continua ocasionando acentuada diferença de preços em alguns produtos, como é o caso da Farinha de Milho Yoki 500g com variação de 107,03%, sendo encontrado o menor preço de R$ 1,28 e maior de R$2,65, e o Iogurte Bliss Morango 180g com variação de 64,77%,onde o menor preço encontrado foi o de R$0,88 e o maior de R$1,45.

Destaca-se novamente a importância de pesquisar os preços de um mercado para outro, pois se o consumidor comprasse uma unidade de cada produto pelo maior preço, ele gastaria nesse mês R$ 425,53, porém, se efetuasse a compra dos produtos pelo menor preço de cada item, desembolsaria o valor de R$ 345,12, economizando assim 23,3% do valor gasto.

A pesquisa teve a participação dos alunos: Gabriela Santos, Mayara Lamberti, Thiago Yassuda, Samuel Barros Cordeiro e Murilo K. M. Haga sob orientação do Economista Walter K. Dallari e da Supervisora de Prática Profissional Maria Lúcia Ribeiro da Costa.

Confira a pesquisa