IPT registra inflação de 0,18%

25/03/2008

A Empresa Júnior Toledo – EJT realizou sua segunda pesquisa relacionada ao mês de março, agora com base na segunda quinzena. Em fevereiro, na segunda quinzena, o consumidor gastava R$ 279,64 para comprar a cesta básica regional, já na segunda quinzena de março, esse valor atingiu o total de R$280,15. Com isso constata-se que o IPT registrou uma inflação de 0,18% ,do dia 15 de fevereiro até o dia 18 de março.

Entre os produtos que obtiveram as maiores altas nos preços, estão o Absorvente 8 unidades, o Queijo Mussarela Kg e o Café em pó (papel laminado) 500g, com elevação nos preços de 19,24%; 13,01% e 12,07% respectivamente.  Os produtos que obtiveram as maiores baixas em seus preços foram o Feijão Carioquinha 1Kg 15,35%, a Margarina 500g 12,51% e o Vinagre 10,40%.

A concorrência entre os supermercados dá ao consumidor a oportunidade de economizar até 32%, se comprasse uma unidade pelo maior preço praticado, ele gastaria cerca de R$115,54; já se a sua compra fosse feita pelo menor preço de cada produto, ele gastaria R$87,35; economizando R$28,19.

Confira a pesquisa

Em geral os alimentos obtiveram alta nos preços de 0,07%. Destaca-se neste grupo o Feijão Carioquinha que, até então, vinha aumentando gradativamente, mas que desde a pesquisa anterior, vem sofrendo queda em seus preços. O grupo de Higiene Pessoal também teve aumento 3,07%.  Já os produtos de Limpeza sofreram uma queda de 2,53% em seus preços no geral.

A pesquisa teve a participação dos alunos: Gabriela Santos, Murilo K. M. Haga, Mayara Cristina Lamberti, Samuel Barros Cordeiro e Thiago S. Yassuda, sob orientação do Economista Walter K. Dallari e da Supervisora de Prática Profissional Maria Lúcia Ribeiro da Costa.