EJT pesquisa material escolar

28/01/2008

A Empresa Júnior Toledo 0 EJT realizou no dia 22 de Janeiro de 2008, a pesquisa de preços de Material Escolar em nove estabelecimentos de Presidente Prudente.

A pesquisa foi dividida em cinco grupos, são eles: Lápis/Canetas, Réguas, Cadernos, Cartolinas/Papéis e Diversos.

Em relação ao ano passado, a lista de material escolar, no geral, apresentou uma alta de apenas 2,58%, ficando bem abaixo do Índice de inflação oficial medido pelo IPCA que atingiu 4,76% no período.

O grupo que mais obteve alta foi o de Lápis e Canetas com 2,66%. O Pincel Atômico Compactor Preto teve o maior aumento do grupo, 31,94%, que no início do ano passado tinha o preço médio de R$1,08 e este ano foi encontrado com o preço  de R$1,43, em média.

O grupo que obteve maior queda nos preços foi o de Réguas com 11,77%. Deste destaca-se o Esquadro 45 graus (Acrimet) - 45x21mm que no ano anterior saia por R$2,25 e este ano tem preço de R$1,81 em média, o que denota uma queda de 19,64%.

Entretanto, analisando item por item, nota-se grandes diferenças, entre o maior e o menor preço praticado pelos estabelecimentos, pois se o consumidor comprasse uma unidade de cada produto pelo maior preço ele gastaria R$677, 70; mas se efetuasse a compra dos produtos pelo menor preço da cada item, desembolsaria o valor de R$ 501,52 economizando assim 35% do valor gasto.

A exemplo disso, destacam-se os seguintes produtos: Cartolina de papel camurça podendo ser encontrado entre R$0,35 e R$1,90, uma variação de 442,86% e o Fichário (o mais barato) com preços entre R$4,85 e R$23,45 o que significa uma diferença de 383,51%.

A economia pode ser ainda maior quando o consumidor opta por produtos que não estejam ligados “a personagens que estão na moda”.  As formas de pagamento e os descontos também variam bastante entre os estabelecimentos que procuram facilitar para o cliente que compra um volume maior de produtos, então, vale a pena pesquisar e pechinchar.

Dos 94 itens pesquisados, 87 estão sendo divulgados, em função de serem considerados apenas os produtos encontrados em pelo menos de 2 estabelecimentos.

A pesquisa teve a participação dos alunos de Ciências Contábeis: Marisa Cardoso, Murilo Haga, Rosangela Bueno, Samuel Cordeiro e da aluna de Administração Maria Suzana de Lima sob orientação do Economista Walter K. Dalari e da Supervisora de Prática Profissional Maria Lúcia Ribeiro da Costa.

Confira a pesquisa