EJT realiza pesquisa de Junho

18/06/2007

A Empresa Júnior Toledo realizou uma pesquisa de preços no dia 4 de Junho de 2007 sendo constatada uma alta de 0,50% em relação ao mês anterior. A pesquisa foi realizada em oito dos maiores supermercados e hipermercados de Presidente Prudente.

O grupo que apresentou maior alta foi o de Frios e Laticínios com 7,32%, um dos produtos que contribuiu para esta alta foi o Queijo Mussarela (fatiado kg), com variação de 27,34%, sendo encontrado no mês anterior com preço médio de R$ 10,25 e no mês atual com R$ 13,05. O leite e seus derivados, também contribuíram para essa alta, em razão do período de entre safra.

O Feijão tipo carioquinha Da Hora kg também teve alta causada pela entre safra (26,99%) sendo encontrado no mês  interior com o preço médio de R$ 1,69 e no mês atual R$ 2,15.

O grupo que teve maior queda foi o de Cereais e Mercearia 3,33% de redução nos preços. Um dos produtos que mais contribuíram para esta queda foi o Óleo composto de Oliva Maria, com uma queda de 14,60%, sendo o preço médio anterior de R$ 4,49 e o preço médio atual de R$ 3,83, resultado da valorização do real frente ao dólar americano.

A concorrência entre os estabelecimentos continua ocasionando promoções que refletem grandes diferenças de preços como no caso do Músculo kg/peça, com uma diferença de 52,30%, com o menor preço de R$ 3,69 e o maior preço de R$ 5,62 e também o Feijão tipo carioquinha Da Hora com uma diferença de 46,47%, com o menor preço de R$ 1,70 e o maior preço de R$ 2,49.

Destaca-se novamente a importância de pesquisar os preços de um estabelecimento para outro, pois se o consumidor comprasse uma unidade de cada produto pelo maior preço ele gastaria nesse mês R$ 413,06, mas se efetuasse a compra dos produtos pelo menor preço da cada item, desembolsaria o valor de R$ 332,80, economizando assim 24,12% do valor gasto.

A pesquisa teve a participação dos alunos de Administração: Guilherme F.Oliveira, Kelly C. Gaspar, Thamires Antunes Betin, e alunos de Ciências Contábeis: Samuel Barros Cordeiro, Murilo K. M. Haga sob orientação do Economista Walter K. Dallari e da Supervisora de Prática Profissional Maria Lúcia Ribeiro da Costa.

Confira a pesquisa