EJT realiza pesquisa de Páscoa

22/03/2005

A Empresa Júnior Toledo - EJT realizou, no dia 16 de março, a Coleta de Páscoa em sete supermercados e hipermercados de Presidente Prudente, onde foram pesquisados 127 produtos. A pesquisa foi realizada nos seguintes estabelecimentos: Avenida, Carrefour, Econômico, Estrela, Luzitana, Muffato e Nagai.
Os pesquisadores perceberam um aumento médio de 6,04% nos preços dos ovos tradicionais comparados com o ano de 2004, abaixo da inflação no período. Porém, alguns itens apresentaram aumentos superiores à inflação, como o Ovo de Páscoa FANCY da marca ITAMARATY nº 9 (65g) que teve um aumento médio em seu preço de 26,67% comparado com o do ano anterior. Também foi grande a diferença de preços de alguns itens entre supermercados e hipermercados. O Ovo de Páscoa TALENTO AVELÃ DIET nº 15 (240g) da marca Garoto, por exemplo, teve uma variação de preços de 50,33%, sendo encontrado entre R$ 12,30 e R$ 18,49.
Foram analisados, além dos ovos de páscoa, três grupos de produtos que são bastante consumidos na páscoa: Colombas Pascais, Barras de Chocolate e Caixas de Bombom. O grupo Colombas Pascais sofreu um aumento médio de 11,03% nos preços. A Colomba BAUDUCCO gotas de chocolate lata 500g, por exemplo, teve um aumento médio em seus preços de 91,32%, sendo que, no ano anterior, seu preço médio era de R$ 8,53 e neste ano é de R$16,32.
Na categoria Barras de Chocolate e Caixa de Bombons, o aumento foi de 5,97%, comparando com 2004. O grupo barras de chocolate foi o responsável direto por este aumento, tendo como destaque a barra de chocolate LACTA AO LEITE 500g, que teve uma elevação de 12,69% em seus preços. Já na categoria Caixa de Bombons, a caixa de bombom NESTLÉ ESPECIALIDADES 400g também elevou seus preços em 8,67%.
A EJT inseriu também na Coleta de Páscoa, o setor de peixaria, por ser um setor em que a demanda é maior neste período. Os dados revelam uma grande variação entre os estabelecimentos pesquisados, como é o caso, por exemplo, do Camarão 7 Barbas/kg, que pode ser encontrado por R$ 9,99 em um estabelecimento e por R$ 14,90 em outro, ou seja, uma variação de preços de 49,15%. Já a Sardinha Inteira Nacional/kg apresentou a variação mais alta, 116,67%, encontrado a R$ 2,58 em uma loja e a R$5,59 em outra. Vale observar que, com o menor preço, compra-se o dobro de quilos em relação ao maior preço. A Sardinha Inteira Nacional/kg sofreu, ao longo desse período, uma queda expressiva de preços, a variação negativa foi de 13,06%.
Colaboraram para a realização desta pesquisa os alunos dos cursos de Administração, Ciências Contábeis e Economia da Toledo/PP: Bárbara Tiemi Yokoyama, Carlos de Albuquerque Souza Neto, Carlus Vinicius Celeste Oliveira, Edilde Gonzaga de Andrade, Fabiana Ferreira Lopes, Grace Ane Donha de Souza, Murilo Brugnollo Rezende, Newmar Rodrigo Airoldi e Roberto de Paula Junior, sob a orientação do professor e coordenador do curso de Economia Walter Dalari e da Supervisora de Prática Profissional Maria Lúcia Ribeiro da Costa.

Clique aqui e confira a pesquisa.