Projeto orienta comunidade

20/10/2005

A comunidade, de forma geral, pode ser prejudicada ao adquirir produtos no comércio por não ter conhecimento sobre seus direitos, as melhores opções para se fazer uma compra ou investir capital. Nesse sentido, as Faculdades Integradas "Antônio Eufrásio de Toledo" de Presidente Prudente vai realizar no próximo sábado, dia 22 de outubro, das 9h às 12h, no calçadão de Presidente Prudente, em frente ao Banco do Brasil, o projeto de extensão "Consumidor Consciente", vinculado ao programa Toledo Comunidade.

O projeto tem o propósito de esclarecer e orientar a comunidade sobre as vantagens e desvantagens da compra à vista ou a prazo, as taxas de juros praticadas no comércio e nos bancos da cidade, como melhor controlar o orçamento familiar e orientar os consumidores sobre seus direitos e prestar esclarecimentos sobre o Direito do Consumidor; também relacionar-se com a comunidade orientando-a em situações reais e possibilitando a identificação das principais dúvidas sobre área financeira doméstica. Por outro lado, esta atividade permite que os alunos da Graduação e da Pós-Graduação da Toledo/PP que vão auxiliar no projeto interajam com a comunidade, auxiliando-a em situações reais e tendo, desta forma, um melhor aproveitamento do conteúdo ministrado em sala de aula. "A comunidade, de forma geral, pode ser prejudicada ao adquirir produtos no comércio por não ter conhecimento sobre seus direitos, as melhores opções para se fazer uma compra ou investir capital, ocasionando problemas no orçamento da família, então esse projeto é realizado para auxiliar a comunidade especialmente nesta época em que ocorre a semana do freguês que conta com um maior fluxo de pessoas no centro da cidade", afirma a coordenadora de Extensão e Assuntos Comunitários da Toledo, Carolina Martins Fernandes.

A coordenação do projeto é do professor Júlio César Barrios, docente nos cursos de Administração e Ciências Contábeis da Toledo, nas disciplinas de Matemática Básica e Matemática Financeira e docente do Ensino Médio e Cursinhos Pré-Vestibular. A organização é da Coordenadoria de Extensão e Assuntos Comunitários e da Faculdade de Ciências Econômicas e Administrativas de Presidente Prudente. Também vão participar o coordenador do Núcleo de Prática Jurídica da Toledo, Márcio Ricardo da Silva Zago e a supervisora da Empresa Júnior Toledo, Maria Lúcia Ribeiro da Costa.

O projeto foi dividido em duas etapas. Na primeira, que ocorreu entre os dias 10 a 21 de outubro, os alunos participantes formaram grupos e fizeram uma pesquisa de campo em alguns bancos e estabelecimentos comerciais de nossa cidade, a fim de verificarem como é que são calculados taxas de juros do cheque especial, financiamento, no caso dos bancos e quanto a formação das prestações, taxas de juros no caso dos estabelecimentos comerciais.

Num segundo momento, será montado um posto de atendimento no centro comercial da cidade, onde os alunos estarão à disposição da comunidade para esclarecerem problemas voltados à área de finanças. Os principais pontos a serem abordados serão: · Compras a prazo
· Taxa de Juros
· Investimentos
· Orçamento familiar

Finalmente, no dia 31 de outubro, às 18h, os alunos farão uma apresentação sobre as pesquisas realizadas, apresentando os pontos em comum e os que se divergem entre as instituições pesquisadas. A apresentação será na Sala de Projeção. Mais informações pelo 3901-4000.