Canção e Prova

29/04/2004

O tema discutido em sala de aula era 'Alienação', na disciplina de Sociologia, ministrada pela professora Marilda Ruiz Andrade Amaral no 1º A de Direito. Músico e compositor, o aluno Alessandro Alves de Souza falou para a professora sobre uma canção, de sua autoria, 'O Amanhã', que deu origem a questão da prova da aula seguinte: 'Analise a letra desta música e diga se o autor se mostra alienado ou não'.
"Já nos primeiros dias de aula o Alessandro me falou que trabalhava como locutor de rádio e, nessa aula, em que discutíamos alienação, ele falou sobre música. Inseri a música na prova como uma forma de incentivá-lo, pois ele é um aluno dedicado, inteligente, educado, amadurecido". "A partir da letra de uma música fizemos uma análise sociológica, contextualizando o que foi trabalhado em sala de aula. O importante é que o aluno aprenda a aprender, e, assim, criamos condições e despertamos, às vezes, talentos".
Sobre o tema discutido, Marilda explica que o alienado tem dois extremos: "Eu posso tudo ou eu não posso nada. E não há nenhum condicionamento que o possa impedir. Tendo consciência desse condicionamento, vemos que depende de nós as mudanças e, na música, o aluno trabalha justamente isso, que a mudança depende de nós".
Para Alessandro, que, com a música 'O Amanhã', conquistou o segundo lugar do Concurso Estadual Mapa Cultural Paulista - Edição Regional, promovido pela Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo em parceria com as secretarias municipais, foi um orgulho ver sua música contribuindo para um assunto importante, debatido em sala de aula.
Sobre a questão da prova (Analise a letra desta música e diga se o autor se mostra alienado ou não), a resposta do autor é não. "O autor não é alienado porque, ao mesmo tempo que aponta vários problemas sociais existentes em seu país, entende que a única maneira para mudar a situação, que o fez escrever a letra da música, é a conscientização de que o amanhã é construído pelas 'pessoas' que elegem 'pessoas'. Você delega poderes. E, por meio da música, o autor espera que as pessoas entendam que existem dois caminhos a serem seguidos: o primeiro, continuar passivo aos acontecimentos ou, o segundo caminho, que é compreender que a chave para a mudança está na mão de cada um, a saber, o voto".
Para a professora, a música não revela alienação. "O autor termina a letra dizendo: 'O que vai ser essa geração?'. Isso significa que ele tem a consciência de que a mudança depende de todos nós. Há problemas, eles estão aí, não podemos negar sua existência, mas a solução também depende de todos nós", finalizou a professora.

Confira aqui a letra da canção.