Estudar do sofá de casa?

14/03/2023

Cursar uma faculdade é o sonho de muitas pessoas. Seja para se formar no ensino superior, mudar de área, fazer uma segunda graduação ou se aventurar pelo universo acadêmico. Para quem busca conciliar os estudos com a rotina de trabalho e familiar, estudar com as vantagens da EAD (Educação a Distância) pode ser uma excelente opção.

Com o avanço da tecnologia e, especialmente da internet, a Educação a Distância deu um salto nos últimos anos, ganhando muitos adeptos. De acordo com o Mapa do Ensino Superior, edição de 2022, publicado pelo Semesp (Sindicato das Entidades Mantenedoras de Estabelecimentos de Ensino Superior no Estado de São Paulo), para se ter uma ideia, a evolução dos polos EAD segue a tendência de crescimento das matrículas na modalidade.

De 2020 para 2021, houve um aumento de 14% dos polos EAD, com concentração na rede privada, que detém 93,6% das matrículas da modalidade no país.

As matrículas na educação a distância têm registrado um crescimento contínuo nos últimos anos. Em 2019, elas sofreram um salto de 19,1%. Os dados também apontam que, em 2015, o número de ingressantes na modalidade de EAD foi de 664.236, número esse que, em 2019, passou para 1.559.720, segundo o Mapa.

A opção de flexibilizar os horários de estudos e conciliar com a rotina de trabalho e social fez com que muitos estudantes optassem pela modalidade. Muitos, buscam na educação a distância a oportunidade de conquistar um diploma do ensino superior, conciliando com o dia a dia.

Para se matricular em uma faculdade EAD você precisa ter o diploma do ensino médio. Existem quatros formas de ingressar em um curso superior: por meio do vestibular, transferência entre instituições, com um diploma de graduação ou até mesmo, usando a nota do Enem.

Para quem busca a oportunidade de organizar a rotina da melhor forma e se formar em um curso de qualidade, a educação a distância, sem sombra de dúvidas, é uma opção que agrega muitos valores.

Autor (a):
User Image

Laís Ernesto

Assessora de comunicação da Toledo Prudente Centro Universitário.