Opinião

O acadêmico na Empresa Júnior

23/11/2022

Empresa Júnior é uma pessoa jurídica capaz de gerar fundos próprios por meio de prestações de serviços, possuindo estatuto e regimento interno, regulamentando a sua estrutura. São associações civis sem fins lucrativos, não podem realizar atividade econômica com o intuito de adquirir lucros, são obrigadas a aplicar todo o excedente na estruturação, formação e capacitação dos alunos membros.


O objetivo principal é receber o aluno inexperiente e prepará-lo para o mercado de trabalho.


As Empresa Júniores podem apresentar diferentes organizações interna, mas devem possuir uma supervisão profissional e membros para compor a direção administrativa.


Há faculdades que possuem uma Empresa Jr para cada curso e outras que preferem ter apenas uma englobando todos os alunos, objetivando promover maior interação e network entre as áreas de ensino.


Os alunos que se associam a essas empresas executam projetos solicitados por instituições externas e comunidades em geral. É cobrado um valor simbólico por projeto, apenas para arcar com os custos do mesmo e manter as despesas da empresa.


Os projetos são desenvolvidos pelos alunos, supervisionados e orientados por professores da IES (Instituição de Ensino Superior) na qual a Empresa Júnior faz parte. O professor que assumirá o cargo de orientador deve ter atuação e experiência no assunto que será abordado no decorrer do trabalho contratado.


Essa extensão da faculdade tem o intuito de desenvolver as habilidades dos alunos, manter relações entre eles, ajudar a comunidade e facilitar a inserção no mercado de trabalho, tanto para um estágio, quanto para um emprego após a formação.


Além dos pontos positivos citados acima, o acadêmico desenvolve também o lado pessoal e intelectual, o que pode trazê-lo uma maior admiração e profissionalismo.


O empreendedorismo é assunto principal na maior parte das Empresa Júniores, procurando sempre incentivar o ato de empreender, orientando os alunos para compor direções de empresas e assim, aumentando o número de iniciativas privadas e empregos.


Portanto, os alunos ganham crescimento, experiência e proporcionam para a comunidade um trabalho de ótima qualidade, por um valor menor quando comparado com o serviço de um profissional.

Autor (a):
User Image

Beatriz Pasoti

Mestre em Ciências e Tecnologias dos Materiais, especialista em Engenharia Estrutural e em Engenharia Clínica, técnica em Design de Interiores, tem experiência na área de gestão hospitalar, projetos, consultorias e orientações de projetos e é supervisora de prática profissional na Empresa Júnior da Toledo Prudente Centro Universitário.