Opinião

Autoestima e saúde capilar

11/11/2021

O cabelo é algo essencial para a mulher. Ele pode representar diversos significados, o principal deles é a feminilidade, que é condição intrínseca da mulher, praticamente, a moldura do rosto.


Geralmente, os cabelos expressam a personalidade da pessoa, que pode até mesmo interferir na sua identidade, como ocorre na mulher que por algum motivo teve severa perda de seus cabelos.


A pandemia de Covid-19, por sua vez, trouxe um fator indesejável, que é a queda de cabelos. Essa queda é multifatorial, que pode ser pelos sintomas pós-Covid-19, tais como: febre e estresse pós-Covid-19. Sabidamente outros males também contribuem para a queda capilar, como traumas pelo falecimento de um ente querido, a perda de emprego, a instabilidade emocional, o estresse constante, além da falta de nutrientes no organismo.


Ao observar algum ou alguns desses sintomas é recomendável procurar ajuda profissional, no caso, o médico dermatologista bem como o profissional de estética, especializado em tratamento capilar, para fazer um trabalho interdisciplinar. Esse tratamento pode consistir na orientação e intervenção do dermatologista por meio de uma conversa e exames clínicos, pode prescrever doses personalizadas de suplementos vitamínicos e minerais avaliando a necessidade de cada pessoa, bem como pode prescrever medicamentos específicos.


O esteticista, por sua vez, pode trabalhar com equipamentos e ativos externos, como alta frequência, laser terapêutico de baixa intensidade, que entre outros benefícios, visa o aumento do aporte sanguíneo no local afetado potencializando seu resultado. Vale frisar, que o esteticista capilar é um profissional habilitado para cuidar tanto do couro cabeludo quanto da haste capilar, o qual, por meio de uma ficha de avaliação, pode montar um protocolo personalizado para a pessoa com o uso de ativos e procedimentos visando obter a recuperação parcial ou total dos fios danificados.


É oportuno esclarecer que o tratamento capilar envolve a adesão do paciente/cliente, o qual deve ficar ciente de que o resultado pretendido é alcançável em médio a longo prazo variando entre seis meses a um ano ou mais tempo dependendo do caso.

Autor (a):
User Image

Ana Salete Moreno

Farmacêutica com habilitação em bioquímica, especialista em microbiologia e docente do curso de Estética e Cosmética na Toledo Prudente Centro Universitário.