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IPT aponta nova inflação na cesta básica

Apesar de parecer baixo, o aumento de 0,50% influencia diretamente no valor final da compra.

Julhia Marqueti

13/03/2024

O IPT (Índice de Preços Toledo) aprontou novamente um aumento no valor da cesta básica. Desta vez, o aumento foi de 0.50% e o consumidor que gastava R$ 1.013,91 para realizar a compra, hoje gasta em média, R$ 1.019,02.


Ao contrário dos meses anteriores, todos os grupos tiveram aumento significativos em determinados produtos. Como é o caso do grupo de higiene pessoal, que apresentou uma inflação de 3,71%. Neste grupo, destaca-se o desodorante spray (90-100ml) com acréscimo de 18,92%, o papel higiênico (4 unidades 30 metros - folha simples) com aumento de 11,59% e o Sabonete (85-90g) com alta de 3,40% no preço.

Seguindo a tendência de alta, o grupo de artigos de limpeza apresentou uma inflação de 0,87%, com destaque para o detergente líquido (500ml) que teve aumento de 3,66% e a Água sanitária (1l) com alta de 3,43%.


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Por fim, o grupo de alimentos também apresentou uma inflação de 0,13%, onde o alho (kg) teve um acréscimo de 29,33% e a margarina (500g) com alta de 13,93%.


Devido às promoções, variedades e disponibilidades de produtos nos estabelecimentos, alguns apresentaram uma considerável diferença de preços entre os locais pesquisados, como a margarina (500g) que variou entre R$2,98 e R$ 10,99, resultando numa diferença de 278,79% e o absorvente aderente (8 unidades) que foi de R$ 1,69 à R$ 5,25, com uma diferença de 210,65%.


A concorrência entre os supermercados dá ao consumidor a oportunidade de economizar até 61,86%, pois comprando uma unidade de cada produto pelo maior preço, ele gastaria R$ 500,42. Já se a sua compra fosse feita pelo menor preço, o total gasto seria de R$ 309,16 economizando assim, R$191,26.


A pesquisa teve a participação de 02 alunas da Toledo Prudente: Larissa Ramos do Carmo e Rayssa Bastos Ramos. Os trabalhos foram orientados pela Supervisora de Práticas Profissionais Victoria Gonçalves Trevizan.


Sobre o IPT    

O Índice de Preços Toledo tem o objetivo de apresentar um índice de inflação local, considerando os grupos de consumo da população prudentina. Criado em 2006, a pesquisa apresenta a seguinte metodologia: o resultado gerado na primeira quinzena do mês atual é correlacionado com a primeira quinzena do mês anterior.


Seguindo a mesma ideia, a segunda quinzena do mês atual é comparada à segunda quinzena do mês anterior. É efetuado dessa forma devido aos preços dos produtos ofertados nos supermercados, que podem variar de acordo com diferentes estratégias de precificação dos varejistas, localização das lojas e comodidades oferecidas ao consumidor, mas que no final, acabam variando com maior frequência quinzenalmente. Em função disso, constantemente, a primeira quinzena do mês apresenta um valor diferente da segunda quinzena do mesmo mês.