PARA COMEMORAR!

Direito da Toledo Prudente tem 9° parecer aprovado na Corte Interamericana de Direitos Humanos

A aprovação serviu como convite para o Centro Universitário fazer parte da maior audiência da história da Corte.

Julhia Marqueti

12/03/2024

O curso de Direito da Toledo Prudente tem orgulho de mais uma conquista significativa em sua trajetória educacional. Recentemente, um novo parecer elaborado por alunos e professores da instituição foi aprovado pela Corte Interamericana de Direitos Humanos (CIDH), consolidando o reconhecimento internacional da excelência acadêmica e prática da instituição.


O Centro Universitário, tem se destacado não apenas por sua tradição, mas também por sua abordagem inovadora no ensino do Direito. A instituição valoriza a integração entre teoria e prática, preparando seus alunos para desafios reais no campo jurídico desde os primeiros anos de graduação.


O 9° parecer aprovado na Corte Interamericana de Direitos Humanos é mais do que um simples documento sobre as "Emergência Climática e Direitos Humanos". Ele é um testemunho do compromisso da Toledo Prudente com a qualidade e relevância de sua produção acadêmica. 


O texto, elaborado por alunos supervisionados por professores experientes, aborda questões complexas e atuais relacionadas aos direitos humanos, demonstrando não apenas conhecimento teórico, mas também capacidade analítica e argumentativa.


Segundo o professor orientador do projeto, Lucas Noya, a conquista não apenas enaltece o nome da instituição, mas também inspira seus alunos e professores a continuarem buscando a excelência em suas atividades acadêmicas e profissionais. 


O reconhecimento pela CIDH coloca a Toledo Prudente em um patamar ainda mais elevado no cenário jurídico nacional e internacional, atraindo atenção para suas práticas pedagógicas inovadoras e seu compromisso com os direitos humanos.


Mas diferentemente dos outros noves pareceres aprovados, este tem um gosto ainda mais especial.


“Após todos os pareceres internacionais aprovados, este se torna ainda mais importante porque nós participaremos da maior audiência da história da Corte Interamericana de Direitos Humanos. A Toledo Prudente está entre várias universidades renomadas de vários lugares do mundo, como Universidade de Harvard, Irlanda, Londres, Georgetown, Cornell, Notre Dame, Boston e Chicago”, conta o docente sobre o evento que acontecerá no Brasil e em Barbados.


Parabéns:


Professores:

Lucas Octávio Noya dos Santos

Dr. Gabriel Lino de Paula Pires


Monitores:

Ana Clara Ferreira Beraldo

Arthur Bonifácio Garcia

Daniel Ramos Pereira Ferreira

Isabela Mendez Berni

Isabela Vincoleto Soares

Milena Borges Lima

Thaline Giacon Bogalho


Pesquisadores da Toledo Prudente:

Ana Beatriz De Alcântara Ishibashi

Giovana Ferreira Boffi

Leandro Da Silva Prat

Lucas De Souza Gonçalves

Maria Eduarda Berçocano

Matheus Buzetti

Matheus Das Neves Vidal

Paulo Hideki Ito Takayasu

Pedro Henrique Pernomian

Raissa Cacheffo Da Silva


Pesquisadores externos:

Daniela Da Costa Fernandes - Discente de Direito da Universidade Estadual do Rio de

Janeiro

Pedro Burlini De Oliveira - Discente de Direito da Fundação Getúlio Vargas do Rio de

Janeiro

Pérola Kim Dias Rodrigues De Carvalho - Discente de Direito da Fundação Getúlio Vargas

do Rio de Janeiro

Phietra Laidens - Pós-graduanda em Diplomacia e Relações Internacionais pelo Centro

Universitário Internacional – UNINTER.Este reconhecimento também se deu por parte da Corte Interamericana, que elogiou nosso trabalho.


CORTE INTERAMERICANA DE DIREITOS HUMANOS

2017 - Parecer na Opinião Consultiva nº 25 - Asilo político 

2018 - Parecer na Solicitação de Opinião Consultiva de 2018 - Julgamento político de presidentes constitucional e democraticamente eleitos (impeachment) 

2019 - Parecer na Opinião Consultiva nº 26 - Responsabilidade de países que saem de tratados internacionais de direitos humanos 

2020 - Parecer na Opinião Consultiva nº 27 - Solicitada pela Comissão Interamericana- Direitos de liberdade sindical em perspectiva de gênero 

2020 - Parecer na Opinião Consultiva nº 28 - Solicitada pela Colômbia - Reeleição presidencial indefinida 

2021 - Parecer na Solicitação de Opinião Consultiva da Comissão Interamericana - Enfoques diferenciados sobre pessoas privadas de liberdade 

2021 - Parecer na Solicitação de Opinião Consultiva da Comissão Interamericana  - A figura da reeleição presidencial indefinida em Sistemas Presidenciais no contexto do Sistema Interamericano de Direitos Humanos

2023 - Parecer na Solicitação de Opinião Consultiva da Comissão Interamericana - As atividades das empresas privadas de armas e seus efeitos nos Direitos Humanos 

2024 - Parecer Consultivo - Sobre Emergência Climática E Direitos Humanos - esse foi o parecer recém aprovado