MOVIMENTADO

Áreas do mercado de trabalho para arquitetos e urbanistas atuarem em 2024

Centro Universitário possui professores renomados e conteúdos atuais para que o aluno ingresse no mercado de trabalho ainda na graduação

Julhia Marqueti

16/01/2024

O curso de Arquitetura e Urbanismo da Toledo Prudente é repleto de conteúdos atualizados e isso impacta diretamente no conhecimento do futuro profissional da área. Desta forma, o arquiteto formado no Centro Universitário entra no mercado de trabalho estando à frente dos demais.

Para este ano, a previsão é de que o mercado de Arquitetura e Urbanismo continue a ser influenciado por diversas tendências. Por isso, separamos as principais delas para que os alunos e futuros alunos da Toledo Prudente estejam por dentro.

FAÇA ARQUITETURA E URBANISMO NA TOLEDO PRUDENTE

1. Sustentabilidade e Eficiência Energética: A busca por práticas sustentáveis e construções energéticamente eficientes permanece como uma prioridade, com arquitetos integrando tecnologias e materiais eco-friendly em seus projetos.

2. Digitalização e Tecnologia: O uso de tecnologias como BIM (Modelagem de Informações da Construção) e realidade virtual na concepção, construção e visualização de projetos se intensificará, aumentando a eficiência e a precisão.

3. Cidades Inteligentes: O foco em soluções urbanas inteligentes e inovações para tornar as cidades mais conectadas, seguras e eficientes será uma tendência importante, envolvendo planejamento urbano e arquitetura.

4. Adaptação às Mudanças Climáticas: Arquitetos e urbanistas devem enfrentar desafios relacionados às mudanças climáticas, desenvolvendo projetos que considerem a resiliência e a adaptação às condições climáticas extremas.

FAÇA ARQUITETURA E URBANISMO NA TOLEDO PRUDENTE

5. Design Inclusivo e Acessível: A preocupação com a acessibilidade e a inclusão social se refletirá em projetos arquitetônicos e urbanos, promovendo espaços que atendam a diversas necessidades e comunidades.

6. Transformação de Espaços Públicos: A reconfiguração de espaços urbanos para promover interações sociais, lazer e mobilidade sustentável será uma ênfase crescente.

7. Crescente Importância do Home Office: O design de espaços residenciais adaptados ao trabalho remoto e à flexibilidade nas configurações de moradia ganhará destaque devido às mudanças nos padrões de trabalho.

Essas tendências refletem a contínua evolução da Arquitetura e Urbanismo, alinhando-se às demandas sociais, ambientais e tecnológicas da atualidade.