ESTÁGIO SUPERVISIONADO

UBS Guanabara recebe alunos de Fisioterapia para atendimento à população

Assistência fisioterapêutica é oferecida pelos alunos do 8° termo da Toledo Prudente e acontece também na ESF, de forma individual ou coletiva.

Julhia Marqueti

18/09/2023

A cada dia que passa, o curso de Fisioterapia da Toledo Prudente reafirma o seu compromisso com a saúde da população de Presidente Prudente. Desde o semestre passado, o curso oferece atendimentos gratuitos na Clínica Escola de Fisioterapia, e a partir deste, os alunos do 8° termo oferecem atendimento na UBS (Unidade Básica de Saúde) e na ESF (Estratégia de Saúde da Família) do Jardim Guanabara.

SAIBA MAIS SOBRE O ATENDIMENTO NA CLÍNICA ESCOLA.

A oportunidade surgiu juntamente com a coordenadora de Fisioterapia do município de Presidente Prudente, Edilene Regina Squizatto Ferreira, por conta da inexistência do tipo de serviço no local.

Além disso, para os futuros profissionais da área, o conhecimento é de extrema importância, segundo a coordenadora do curso, Alessandra Madia Mantovani.

“Para o aluno, a experiência é muito enriquecedora pois, além de permitir o exercício da prática profissional supervisionada promove a humanização e socialização do atendimento por ser uma área muito próxima à realidade do paciente já que é nesse setor de atendimento que o profissional vai à comunidade”, afirma.

O atendimento pode ser feito de forma individual ou coletiva, assim como também pode ser realizado na residência do paciente. Para que a assistência aconteça, o próprio serviço de saúde é responsável por organizar a demanda e apresenta à professora supervisora, Allysie Cavina, que, diante da disponibilidade de horários, realiza os agendamentos.

“A importância da Fisioterapia na atenção primária à saúde é indiscutível, como demonstrado pelo impacto positivo evidenciado no primeiro mês de estágio. Na UBS, foram realizados 121 atendimentos, destacando a relevância da fisioterapia no gerenciamento de condições de saúde variadas”, destaca a professora.

Além disso, na ESF, os alunos realizaram 32 atendimentos, incluindo visitas domiciliares e atendimentos para grupos de hipertensão e diabetes, desempenhando um papel crucial na promoção da qualidade de vida, contribuindo para a prevenção e controle dessas condições crônicas.

Os atendimentos podem acontecer de acordo com várias áreas da Fisioterapia, seja musculoesquelética, neurológica, saúde da mulher, dentre outras. Ainda segundo Alessandra, a população só tem vantagens com a assistência oferecida pelos alunos.

“A população se beneficia diretamente com os atendimentos nos seus diferentes desfechos de saúde como, também, indiretamente por meio das ações de prevenção. Para o sistema de saúde pode ser de grande contribuição pois vive sobrecarregado”, conta a coordenadora.

“As vantagens dos atendimentos para a população incluem o acesso a serviços de fisioterapia de qualidade, promoção da saúde e prevenção de doenças, além de contribuir para o bem-estar dos pacientes. Para os alunos, a oportunidade oferece experiência prática valiosa, possibilitando a aplicação dos conhecimentos adquiridos em sala de aula, o desenvolvimento de habilidades clínicas e a interação com a comunidade, preparando-os para futuras carreiras na área de saúde”, complementa Allysie.

Serviço

Os atendimentos acontecem de segunda, quarta e sexta-feira, na UBS Guanabara, das 7h às 12h. Já as visitas domiciliares, na ESF, acontecem nas terças e quintas-feiras, das 7h às 12h.

Para consultar disponibilidade, ligue no número: (18) 3905-4155