ALTA PERFORMANCE

Curso de Fisioterapia da Toledo Prudente atende atletas do SESI

Na Clínica Escola, atletas de Badminton podem tratar lesões e também prevenir futuros problemas.

Julhia Marqueti

28/09/2023

Neste semestre, o atendimento da Clínica Escola de Fisioterapia da Toledo Prudente engloba os mais variados tipos de atendimento. Isso acontece devido a área de estágio supervisionado dos alunos, sendo a Fisioterapia Musculoesquelética.

Entre tantas áreas, encontra-se o desporto, que tem como foco tratar e prevenir lesões de atletas. Por conta disso, a Toledo Prudente oferece atendimento aos atletas de Badminton, que representam o Sesi (Serviço Social da Indústria) da Vila Furquim.

Ao todo, os atendimentos acontecem três vezes durante a semana: às segundas, quartas e sextas-feiras. Todos eles têm duração de uma hora e são marcados para  logo após os treinos dos atletas.

Na lista de atendimentos estão os seguintes atletas:

Yuki Rodrigues - categoria SU-5 - ouro no Simples (individual) e bronze nas duplas, no VI Campeonato Brasileiro de Parabadminton; Ouro no

I Estadual de Badminton e Parabadminton;

Mikaela da Costa Almeida - categoria SU5 -  Ouro do Sub-17 no Circuito Amazonense de Badminton; Ouro no I Estadual de Badminton e Parabadminton;

Pedro Gazoni - Ouro em Dupla masculina sub-19, no  Estadual de Badminton e Parabadminton;

Pietra Carolyne Mota Delicoli - Simples Feminino sub-17 , na 1ª Etapa Estadual de Badminton da Federação de Badminton do Estado de São Paulo (Febasp);

Leandro Polegato - categoria sub-17 - bronze na Etapa Nacional do Campeonato Brasileiro Interclubes;

Vinicius Viotto Orbolato - categoria simples masculina sub-17 - bronze na Etapa Nacional do Campeonato Brasileiro Interclubes.

Segundo o professor responsável pelo estágio supervisionado e atendimentos da Clínica Escola deste semestre, Rodolfo Miranda, o atendimento é de extrema importância para os atletas.

“Eles conseguem ter acompanhamento de lesão ao longo da temporada, então estamos aqui para auxiliar nesse sentido. Se não tem lesão a gente tá auxiliando no desenvolvimento desse atleta, fazendo isso ele consegue se recuperar mais rápido, melhorar capacidades físicas como agilidade e flexibilidade”, destaca.

Além disso, o tratamento também permite que os atletas se recuperem mais rápido dos treinos ou das competições. Permitindo que a temporada seja mais proveitosa.

“O que a gente tenta fazer são duas coisas: meia hora de prevenção e meia hora de tratamento de lesão. Tem queixa de lesão, mas nada grave, todos estão treinando. Tem desconforto, dor muscular, mas nenhuma participante está fora da quadra. E caso aconteça alguma lesão, estamos aqui para proporcionar o retorno mais rápido possível. Com essa assistência e quando têm o fortalecimento específico, o retorno se torna mais rápido”, explica o professor.

Por último e não menos importante, o professor destaca a importância que tem os atendimentos para a formação profissional dos alunos.

“Esse contato entre profissional e paciente é de suma importância para o desenvolvimento e aprendizagem do aluno. É nesse tipo de estágio em que os estudantes são desafiados para resolverem problemas de diferentes pacientes, o que contribui para desenvolver a experiência profissional e também pessoal”, finaliza Rodolfo.

Sobre os atendimentos

Além do atendimento com foco nos atletas do Sesi, a Toledo Prudente também atende, gratuitamente, a população em geral. Para mais informações, entre em contato por meio do telefone: (18) 3901-4000.