ALÉM DA SALA

Alunos de Marketing e Publicidade exploram shopping de Prudente para atividade prática

O objetivo era analisar formas e motivos dos pontos de vendas serem propícios para ativações de marketing.

Julhia Marqueti

12/09/2023

Na noite de segunda-feira (11), os alunos do 8° termo do curso de Marketing e Publicidade realizaram uma atividade em um shopping, de Presidente Prudente. Quem dera o objetivo fosse fazer compras e passear... Na verdade, eles estavam lá para uma atividade acadêmica onde foram colocar em prática tudo que aprendem em sala. Na oportunidade, eles visitaram as franquias:

- Cacau Show;

- O Boticário;

- Ri Happy;

- Marisa;

- Renner;

- Melissa e

- Lojas Americanas.

Segundo a professora Letícia de Souza Santos, os universitários tiveram como objetivo analisar de forma exploratória como e por quê o PDV (Ponto de Venda) é um ambiente propício para ativações de Marketing Promocional.

FAÇA MARKETING E PUBLICIDADE NA TOLEDO PRUDENTE

Com as análises, os futuros profissionais puderam aprender de forma prática, todo o conteúdo que já havia sido abordado em sala de aula, na disciplina de Ativação Publicitária II.

“A atividade é um Mapeamento de Ferramentas de Promoção e é a primeira etapa de um projeto que tem como objetivo a análise exploratória com foco na aplicação da teoria na prática. Com isso, os alunos conseguem desenvolver um olhar crítico sobre como o mercado executa as estratégias, tornando eles capazes de propor melhorias”, destaca a professora.

E se a proposta era aprender na prática, segundo o aluno Eduardo Souza, o objetivo foi atendido. Afinal, seu grupo não poupou esforços para identificar e a analisar as estratégias promocionais usadas no ponto de venda.

“Como estamos estudando sobre estratégias promocionais, observamos algumas delas sendo executadas dentro das lojas, como as estratégias de fidelidade, precificação de produtos, experiências com produtos para estimular a compra, identidades visuais dos produtos nas prateleiras e como impactam na compra do cliente, algumas ações internas para produtos específicos, promoções de lançamentos. Na minha visão, foi algo muito bom a gente poder ter esse contato com o mercado, principalmente estando lá vendo as coisas de perto”, enfatiza.

A aluna, Karina Isejima, complementa o colega de sala e também destaca a importância de ter aula prática, fora da sala de aula.

“É importante que durante o processo de aprendizagem tenhamos experiências fora da sala de aula, para que possamos entender realmente como funciona o mercado, analisar como as marcas se comportam diante do consumidor, algo que passa despercebido para os outros, na nossa profissão é fundamental entender tudo isso”, finaliza a aluna.

Marketing e Publicidade é na Toledo Prudente

Com duração de quatro anos, a graduação de Marketing e Publicidade da Toledo Prudente ocorre presencialmente, no período noturno. As disciplinas abordam conceitos importantes do universo comunicacional estratégico, como Branding e DNA de Marca, Fundamentos do Desenvolvimento Criativo, Fotografia Publicitária Multisuporte e Direção de Arte Avançada para Plataformas Digitais.

Conheça mais sobre o curso