ATUALIDADE

Curso de Administração da Toledo Prudente usa IA para desenvolver novos negócios

Alunos do 8º termo desenvolvem modelos de Inteligência Artificial que identificam novas oportunidades de mercado.

Julhia Marqueti

24/08/2023

A cada dia que passa, a Toledo Prudente se atualiza sobre as tendências do mercado e, consequentemente, oferece aos alunos um aprendizado completamente atualizado. Por isso, a implantação da inteligência artificial já está acontecendo no Centro Universitário.

Um exemplo acontece no curso de Administração da Toledo Prudente. A iniciativa é liderada pelo professor Oscar Fujita, por meio da disciplina My Startup, com alunos do 8º termo, e tem como foco desenvolver modelos de IA que identificam novas oportunidades de mercado.

O modelo analisa dados de diversas fontes, como analíticos, descritivos e experimentais, que identificam tendências que estão “fora do radar” das empresas tradicionais, oportunizando assim um “oceano azul” de oportunidades, até então desconhecidas e inexploradas.

“Os alunos da disciplina e futuros empreendedores, se apoiam na IA eliminando, principalmente os trabalhos rotineiros e cansativos, além de criar nomes e logotipos corporativos, traçando estratégias de gestão, como planejamento financeiro, de marketing, de gestão de pessoas e de controle que os auxiliarão na condução de seus futuros negócios”, conta o professor.

Ainda segundo Fujita, iniciativas como estas são exemplos de como a IA pode auxiliar a transformação da educação.

“Utilizando sempre a tecnologia a seu favor e preparando os alunos para um mercado de trabalho promissor, cada vez mais competitivo e dinâmico”, finaliza Fujita.