AUXILIO URGENTE

Professor de Engenharia Civil foi chamado para contribuir na região devastadas pela chuva

Fortes chuvas ocasionaram deslizamentos de terra e inundações no Litoral Norte de São Paulo; Empresa Ecopontes foi acionada para auxiliar na instalação de pontes emergenciais

Julhia Marqueti

24/02/2023

Nos últimos dias, o Brasil todo pôde acompanhar os desastres que ocorreram após fortes chuvas, no Litoral Norte de São Paulo. Enquanto o número de mortos e desaparecidos só aumentam, o Governo do Estado de São Paulo busca meios para acelerar o processo de recuperação das cidades atingidas.

Uma das formas que o Governo encontrou para auxiliar nesse processo de reconstrução da cidade de São Sebastião, foi a contratação dos serviços da empresa EcoPontes, que tem como Diretor Técnico o professor de Engenharia da Toledo Prudente, Fernando Cesar Hungaro.

“A EcoPontes já presta serviços em vários municípios do Estado de São Paulo, na implantação de pontes rurais. Em razão desta aproximação, a Defesa Civil, através dos seus gestores, nos pediu auxílio para avaliarmos alguns pontos de colapso das vias de acesso aos bairros afetados pelas fortes chuvas do último domingo, no município de São Sebastião”, explica Hungaro.

A empresa oferece aos clientes diferentes tipos de pontes para diversas finalidades. No caso de São Sebastião, Hungaro conta que foram feitas visitas técnicas nos locais mais atingidos, antes que fossem escolhidos os tipos de pontes a serem usadas.

Ainda segundo ele, o trabalho que demandava da empresa já finalizou, porém, em caso de novos pedidos, Hungaro juntamente com a EcoPontes, estarão prontos para ajudar.

“O trabalho de inspeção já finalizamos. Agora, conforme formos demandados com os pedidos da Defesa Civil, faremos a produção e instalação dos dispositivos, alguns já temos em estoque para pronta instalação”, explica.

Para finalizar, Hungaro destaca que poder contribuir neste caso é saber que um dos objetivos da Ecopontes foi atingida.

“O social sempre fez parte dos objetivos da EcoPontes. O sentimento é de dever comprido”, finaliza.

Contribuição nas aulas

Apesar de ser um momento triste, todo o trabalho feito durante os últimos dias servirão de exemplos para os alunos de Engenharia da Toledo Prudente.

“O primeiro assunto na disciplina de Estradas e Aeroportos será sobre os estudos hidrológicos e as chuvas com elevadas precipitações em pequeno espaço de tempo. Os deslizamentos de encostas e taludes também serão abortados quando do projeto de novas estradas, além do reforço do sistema de drenagens das existentes”, explica o professor.