MAIS APRENDIZADO

Advogada no caso ‘Boate Kiss’, Tatiane Borsa, participará de encontro na Toledo Prudente

Alunos de todos os termos de Direito poderão participar e conhecer afundo sobre um dos casos mais emblemáticos do país.

Julhia Marqueti

27/02/2023

Na próxima sexta-feira (03), o Grupo de Competições de Direito Processual Penal receberá a Dra. Tatiana Borsa. A advogada é conhecida pelos importantes casos que defende e, principalmente, o caso da Boate Kiss, que será o tema do encontro.

A partir das 18h, na sala 85 do Bloco II, todos os alunos das turmas de Direito poderão conhecer mais afundo sobre um dos casos mais emblemáticos do país. A oportunidade será importante para aqueles que buscam um olhar diferente do que é apresentado em documentários e livros sobre o caso.

“O objetivo é ter contato direto com uma das principais figuras do caso, e saber da própria palestrante como é atuar em um Tribunal, como o último que teve em 2021 que foi divulgado ao vivo para que todos assistissem.”, explicou Fernando Xavier, monitor sênior e co-fundador do Grupo de Competições de Direito Processual Penal.

O caso da Boate Kiss chama atenção por si só, afinal, são vários os temas que podem ser abordados, principalmente pela justiça. O incêndio, que aconteceu no dia 27 de janeiro de 2013, em Santa Maria, foi ocasionado por um artefato pirotécnico usado pelo músico da banda “Gurizada Fandangueira”, que se apresentava naquela noite.

No caso, a Dra. Tatiana Borsa atua como defensora do músico Marcelo de Jesus dos Santos, responsável por lançar o artefato. Segundo Fernando, a palestra tem valor único pela presença de uma advogada importante para o caso.

“A Dra. Tatiana Borsa pode trazer para o grupo como ocorreu tudo nos bastidores do caso, qual a perspectiva da defesa de um dos acusados, como foi atuar no júri, como foi sustentar no Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul, como a mulher pode ter um papel importante no Tribunal do Júri, mesmo sendo uma das instituição mais antigas do mundo jurídico, e ao mesmo tempo se tornar inspiração para diversos acadêmicos que desejam ser advogados criminalistas”.

Para que o encontro online seja ainda mais proveitoso, Fernando acredita que quantos mais alunos interessados tiverem, melhor.

“A ideia é reunir alunos de todos os termos do curso de Direito do Centro Universitário, principalmente para que os alunos novos do primeiro ano conheçam o Grupo de Competições de Direito Processual Penal, e as oportunidades que a Toledo Prudente oferece”, finaliza.

Sobre o Grupo de Competição

Aberto para todos os acadêmicos, o Grupo de Competições de Direito Processual Penal tem como objetivo preparar e incentivar os estudantes da Toledo Prudente a participarem da Competição Brasileira de Direito e Processo Penal, que ocorre em Belo Horizonte/MG, organizada pelo ICP (Instituto Ciências Penais). Como também, tem o objetivo principal de realizar pesquisas acadêmicas e científicas e aprimorar o estudo sobre Direito Penal e Processo Penal.

Faça parte do Grupo de Competições

Atualmente, o grupo conta com mais de 30 participantes, incluindo os Monitores que estão à disposição para auxiliar a todo momento. Segundo Fernando, os integrantes do Grupo já participaram de duas edições da Competição Brasileira de Direito e Processo Penal, no ano de 2021 e 2022. Nas duas oportunidades, os estudantes passaram para a segunda fase, que ocorre em Belo Horizonte.

Mais sobre a palestrante

Tatiana é natural de Passo Fundo e mora em Porto Alegre desde 1994. É formada pela Universidade Luterana do Brasil (Ulbra). Entre os casos famosos em que já atuou, além do júri da Kiss, está a defesa das vítimas do rompimento da barragem de Brumadinho.