ENEM é tendência como forma de processo seletivo

19/06/2017

Renomadas instituições de ensino superior de todo o Brasil estão aderindo ao processo seletivo para ingresso nos cursos de ensino superior por meio da apresentação da nota do ENEM (Exame Nacional de Ensino Médio).
 
É o caso da FIA (Fundação Instituto de Administração), UNOPAR (Universidade Norte do Paraná), UNICAMP (Universidade Estadual de Campinas) e outras no Brasil.
 
“O ENEM já se consolidou como processo seletivo. Os alunos fazem uma prova elaborada e aplicada sob responsabilidade do MEC, que contempla todo o conteúdo do Ensino Médio, além de uma redação.”, enfatiza a presidente da Comissão Permanente de Processos Seletivos da Toledo Prudente Centro Universitário, Maria Inês de Toledo Pennacchi Amaral.
 
Mas, você sabe o que é o ENEM?
Com o objetivo de avaliar o desempenho do estudante ao fim da escolaridade básica, o Ministério da Educação (MEC) criou, em 1998, o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). 
 
Considerado um expressivo indicador da educação brasileira e uma das formas mais democráticas de ingresso no ensino superior, o Exame é disponibilizado, anualmente, para alunos de escolas públicas e privadas nas 27 unidades federativas. 
 
Pautado nos conhecimentos e habilidades do aluno, o teste tem como diferencial a transição entre as disciplinas nas questões, cuja proposta é avaliar o estudante pelo raciocínio, interpretação e domínio de todo o conteúdo ministrado no ensino médio. 
 
Com mais de seis milhões de inscrições por ano, o Exame é utilizado pelo governo para acompanhar a qualidade do ensino no país e orientar a elaboração e implementação de políticas públicas na área de educação. 
 
Já para os estudantes, é usado como critério de seleção para bolsas parciais ou integrais (Programa Universidade para Todos – Prouni); obtenção de financiamento de graduação (Fundo de Financiamento Estudantil – Fies); complemento ou substituição de vestibulares (Sistema de Seleção Unificada – Sisu); ou ainda, em seleção de cotistas.
 
ENEM X Vestibular – Quais as vantagens da opção pelo ENEM como forma de seleção para ingresso nas instituições de ensino?
 
- Fazendo o ENEM, você poderá participar de diversos processos seletivos, inclusive concorrer a bolsas ofertadas pelo governo federal e estadual;
 
-  A opção pelo ingresso por meio da nota do ENEM dispensa a realização da prova presencial do vestibular;
 
- O processo é rápido e bastante dinâmico.