Opinião
Portas abertas a um futuro brilhante
04/05/2023
Visitar uma Instituição de Ensino Superior produz novos conhecimentos, abrange os horizontes de um futuro promissor. Os alunos do Ensino Médio que terão esse contato com um ambiente diferente, em relação ao que estão acostumados, serão instigados a uma escolha de profissional.
Eles podem também ver o dia a dia dos universitários, visitando espaços de estudos teóricos e práticos como Laboratório de Química e Bioquímica, Clínica Escola de Fisioterapia, Sala de Luminoteca, Museu de Medicina Legal, PodCast, Biblioteca e muito mais!
Os estudantes do Ensino Médio chegam, muitas vezes, com dúvidas sobre o que querem cursar ou, às vezes, sem um rumo. E, ao visitar uma Instituição de Ensino Superior, conhecerão inúmeras informações sobre os cursos e suas carreiras.
É também no ambiente acadêmico que podem fazer testes de carreira, ajudando a direcionar o seu perfil para uma possível profissão.
Com isso, a lâmpada do conhecimento acenderá e descobrirão que estudar é necessário para sua formação profissional. É dever da instituição capacitar os universitários para exercerem uma profissão, além disso, ela é uma formadora de cidadãos mais conscientes e críticos.
Segundo o MEC (Ministério da Educação), esses tópicos são os objetivos de uma visita à academia: Despertar o interesse dos alunos da rede pública pelo Ensino Superior; Estimular os estudantes a construírem um projeto de carreira profissional; Expandir o horizonte das famílias quanto às oportunidades e possibilidades para o futuro profissional dos estudantes; Conhecer uma instituição, seus espaços e um pouco da vida acadêmica; Auxiliar os jovens a descobrirem suas aptidões; Promover o autoconhecimento, descobertas e curiosidades por parte dos estudantes e familiares.
A proposta dessas visitas é proporcionar oportunidade para os estudantes entenderem melhor o funcionamento e conhecer o espaço físico. Além de ter uma experiência única, com a ideia de motivar a comunidade escolar a buscar o Ensino Superior no futuro.
Autor (a):
Maria Angélica Belonci
Auxiliar de Relacionamento na Toledo Prudente Centro Universitário.