Contabilidade além dos números

13/04/2023

A contabilidade é uma ferramenta essencial para qualquer negócio. Muitas pessoas ainda acreditam que ela se resume apenas a números e fórmulas matemáticas. Você também acha isso? Se a sua resposta é sim, vou te contar um segredo! Na verdade, a contabilidade é uma ciência social que lida com o registro e a análise de transações financeiras, mas também se preocupa com a gestão e o monitoramento de informações não financeiras.

Nos últimos anos, tem havido uma crescente tendência de as empresas utilizarem informações não financeiras em sua contabilidade para fornecer uma visão mais holística de seu desempenho. A utilização dessas informações é impulsionada pelo aumento da conscientização sobre a importância da responsabilidade social e ambiental das empresas. A contabilidade ambiental, por exemplo, visa mensurar os impactos ambientais das atividades empresariais, fornecendo informações para a gestão adequada desses impactos.

Outro exemplo de informação não financeira relevante para a contabilidade é a gestão de riscos. As empresas precisam identificar, avaliar e gerenciar uma série de riscos que podem afetar seu desempenho, como riscos financeiros, operacionais, de reputação e de conformidade regulatória.

A ciência contábil também está cada vez mais preocupada com a mensuração do valor intangível das empresas, como a reputação da marca, a lealdade do cliente e o capital intelectual. Essas informações não financeiras são valiosas para a gestão estratégica das empresas e para a tomada de decisões de investimento. Conseguiu percebeu que a contabilidade vai muito além dos números?

Por isso, é fundamental que os profissionais de contabilidade estejam preparados para lidar com essa nova realidade e utilizem todas as ferramentas disponíveis para oferecer um serviço de qualidade aos seus clientes, proporcionando vida longa e insights valiosos para o sucesso dos negócios.

Autor (a):
User Image

Luana Santos Mateo

Contadora, mestre em Ciências Contábeis e docente nos cursos de Negócios da Toledo Prudente Centro Universitário.