Opinião
Por que cursar fisioterapia?
21/12/2023
A escolha de uma carreira na fisioterapia é uma jornada rumo a um campo desafiador, mas ao mesmo tempo recompensador. Cursar fisioterapia é assumir um compromisso com a saúde e o bem-estar dos outros. Através do cuidado, empatia e do conhecimento técnico, os fisioterapeutas desempenham um papel fundamental na jornada de recuperação e no aprimoramento da qualidade de vida das pessoas. Se você busca uma profissão gratificante e desafiadora, a fisioterapia é uma escolha que pode transformar vidas, incluindo a sua.
É comum em sala de aula ouvir relatos de alunos que cursam fisioterapia por conta de um encontro prévio com a profissão no âmbito familiar ou pessoal. O meu caso não foi diferente, no ensino médio eu estava decidida a cursar engenharia, já que sempre gostei das matérias de física, química e biologia, porém, sofri uma luxação no ombro que me levou ao encontro da fisioterapia. Durante a minha reabilitação pude perceber o quanto que reconquistar a realização de tarefas simples, como no meu caso, elevar o braço acima da cabeça sem dor, medo ou deslocamento do ombro é extremamente animador.
A partir desse momento não tive dúvidas que gostaria de levar aos outros esse sentimento de conquista, alegria e independência que eu senti. Se para mim o simples movimento do ombro foi motivo de alegria, quem dirá para alguém que volta a caminhar ou se torna capaz de brincar com netos sem sentir falta de ar. São inúmeras as áreas de atuação do fisioterapeuta, portanto há uma vasta gama de especializações, desde fisioterapia esportiva e neurológica até reabilitação cardiovascular e pulmonar. Isso possibilita que os fisioterapeutas se concentrem em áreas que mais os motivam.
Lidar com a recuperação de pacientes pode ser desafiador, mas testemunhar a melhoria na qualidade de vida das pessoas é profundamente gratificante. A interação próxima com os pacientes e a capacidade de ajudá-los a alcançar seus objetivos são aspectos emocionalmente recompensadores da profissão e que nos motiva a estar em constante atualização. Sentiu o chamado para a fisioterapia? Dê uma chance ao curso!
Autor (a):
Maria Júlia Lopez Laurino
Maria Júlia Lopes Laurino é fisioterapeuta, mestra em Fisioterapia e doutoranda. Atua na área de Fisioterapia Cardiovascular, estuda sobre a “Estratificação de risco cardíaco e fisiologia do exercício” e é professora do curso de Fisioterapia da Toledo Prudente Centro Universitário.