Benefícios de uma visita.

01/12/2023

A visita de alunos do ensino médio a uma instituição de ensino superior pode ter muita importância e vários benefícios significativos, como o fato de que permite que os alunos conheçam de perto a instituição, suas instalações, laboratórios, bibliotecas e demais recursos.

Além disso, a instituição pode oferecer a orientação vocacional, que ajuda os alunos a explorarem opções acadêmicas e a entenderem melhor os cursos oferecidos, facilitando a escolha de uma carreira futura.

O esclarecimento de dúvidas proporciona oportunidades para os alunos se aprofundarem mais sobre os cursos, grade curricular, mercado de trabalho e demais aspectos relacionados à educação superior.

Já o ambiente acadêmico oferece uma visão prática da jornada universitária, contribuindo para uma transição mais suave entre o ensino médio e o ensino superior.

Não podemos esquecer o networking, que possibilita a interação entre os alunos e estudantes universitários, assim como com profissionais da área.

Quando se conhece o ambiente universitário, ocorre também a motivação para o estudo, principalmente ao mostrar a aplicação prática do conhecimento adquirido. Ao mesmo tempo, é possível trabalhar o aprimoramento da autoconfiança, já que os alunos se familiarizam com o ambiente, com os alunos em relação às suas habilidades acadêmicas e as possibilidades de sucesso no ensino superior.

Por parte da instituição de ensino, acontece o incentivo à continuidade nos estudos, já que torna o contato dos alunos do ensino médio mais próximo com a graduação. Desta forma, contribui para que os estudantes fiquem por dentro dos processos seletivos para ingresso na instituição, preparando-os para futuras decisões.

A visita a uma instituição de ensino superior não só oferece informações práticas sobre a vida acadêmica, mas também desempenha um papel crucial na orientação vocacional e no desenvolvimento acadêmico e profissional dos alunos do ensino médio.

Autor (a):
User Image

Maria Angélica Belonci

Maria Angélica Belonci é auxiliar de Relacionamento na Toledo Prudente Centro Universitário.