Opinião

Você está pronto para 2023?

05/01/2023

A pergunta que faço: “você está pronto para 2023?”, pode ter respostas diversas. Por mais que nos preparamos com planejamento, prospecções, previsões, o futuro é incerto. E o que podemos fazer diante desse cenário de incerteza? Planejar. O planejamento como técnica, método e ferramenta de gestão existe há décadas. Vamos focar no método que mais utilizo e aplico no meu trabalho, o planejamento estratégico. A estratégia tem origem na arte militar, origina-se da palavra grega “strategos”, isto é, a arte de ser general.   

Ser estratégico é planejar um futuro, a partir de objetivos claros, de forma ágil e com possibilidades de mudar rapidamente. O planejamento estratégico é orientado para o futuro, sua relação de tempo é o longo prazo. Numa empresa ele envolve toda a organização, seus recursos humanos e materiais, tornando-se um processo de aprendizagem, pois necessitará de adaptações ao contexto ambiental e as mudanças não previstas.  

Algumas perguntas podem te ajudar no planejamento para 2023: para que planejar? Quem você é? O que deseja? Quais são seus desafios? Quais são seus pontos fortes e fraquezas? Essas perguntas na elaboração das suas metas pessoais, permitindo uma visão ampla e sistêmica do seu estado atual, a definição das atividades e estratégias a serem definidas para você alcançar o que deseja.  

Deixo cinco passos para planejar 2023: 1. Autoavaliação: avalie e perceba o que deve continuar e o que deve eliminar. 2. Analise o ambiente externo: quais são os riscos? Quais oportunidades podem agregar ao seu planejamento? 3. Estabeleça metas e prazos: a meta é seu posicionamento diante de um objetivo que deseja conquistar, para isso precisa determinar os prazos e datas para o alcance. 4. Defina as estratégias: como tudo será feito? Quais serão as ações para alcançar os objetivos traçados? 5. Plano de ação: hora da “mão na massa”, adapte o que achar necessário e siga em frente.  

Disciplina é a palavra-chave para ter um ano diferente, para encontrar as soluções e não problemas, para entregar seus projetos mesmo não estando perfeitos, procrastinar menos e começar hoje e por você. Você dará conta e será um ano surpreendente.  
Autor (a):
User Image

Juliene Aglio Oliveira Parrão

Doutora em Serviço Social. Consultora nas áreas de gestão de processos, projetos e pessoas. Professora dos cursos de negócios da Toledo Prudente Centro Universitário.