2023: vale a pena fazer faculdade?

25/01/2023

A formação no ensino superior é motivada, principalmente, por: realização pessoal, inserção no mercado de trabalho ou mudança de área. Com tantas opções e até novas profissões, muitas pessoas chegam a questionar: vale a pena mesmo fazer faculdade em 2023?

E se você também já chegou a se perguntar sobre isso, fique comigo, pois vamos discutir o assunto.

O desenvolvimento profissional depende de muitos pontos que são ofertados no ensino superior.

Cursar uma graduação vai além de estar em uma sala todos os dias ou participar de aulas da Educação a Distância. Fazer uma faculdade implica em atividades que impactarão a vida acadêmica e profissional.

Tanto no ensino presencial, quanto na EAD, é possível fazer networking, por exemplo, tendo contato com profissionais e empresas, além de colegas de turma e docentes com experiência de carreira.

Outro grande diferencial é o relacionamento com o mercado de trabalho desde os primeiros termos. O estudante pode se candidatar a vagas de estágio e trainee, com empresas parceiras. Além de desenvolver projetos com empresas reais. Desta forma, é possível vivenciar a teoria na prática, abrindo portas para futuras contratações.

Não podemos esquecer que é no ambiente acadêmico que os alunos têm oportunidade de aprender na prática. São projetos, atividades, metodologias ativas, eventos, competições, visitas técnicas, ufa! Muitas possibilidades que contribuem com o aprofundamento dos conhecimentos.

Viu só? A formação no Ensino Superior agrega uma nova visão de mercado e de mundo para aqueles que acabaram de se formar no Ensino Médio, sem esquecermos dos profissionais que já estão inseridos no mercado de trabalho, que buscam um aprofundamento e reconhecimento de carreira ou mudança de área.

Sim. Vale a pena fazer faculdade em 2023!

Autor (a):
User Image

Laís Ernesto

Assessora de comunicação da Toledo Prudente Centro Universitário.