Opinião
Da teoria à prática
08/09/2022
Despertar e manter o interesse dos alunos; envolver os universitários em investigações científicas; desenvolver a capacidade de resolver problemas; compreender conceitos básicos e desenvolver habilidades. Qual professor não gostaria de citar esses atributos em relação às suas aulas?
Não será como em um passe de mágica, mas por meio de muito trabalho, paciência e tecnologia. Hoje, as aulas nos centros universitários se tornaram grandes oportunidades para ir além!
Com um pé na teoria e o outro na prática, professores buscam proporcionar aos seus alunos “super experiências” e o desenvolvimento de competências. E nesse sentido, as aulas têm se tornado um espaço fecundo de produção de conhecimento, mas, sobretudo, de aquisição de um repertório de prática profissional.
Concluir a faculdade e ter um currículo repleto de experiência já é uma realidade para a grande parte dos alunos. E isso faz a diferença nos primeiros anos de atuação dos novos profissionais.
Um caminho que encurta essa jornada é a parceria entre centros universitários e empresas. Se de um lado, sobram ideias, atitude e necessidade de articulação do conhecimento, do outro, há quem sonha com melhores fluxos, processos e modelos de gestão.
Nesse cenário, a aula não é mais apenas aula. Os alunos estão desenvolvendo campanhas de marketing, sistemas para empresas, implantando modelos de gestão de pessoas, criando aplicativos e buscando soluções para empresas reais. Muito além do campo das simulações ou de apenas um trabalho acadêmico.
Com grande parte dessas produções implementadas, ganham as empresas que encontram respostas para suas necessidades e ganham os alunos que encontram possibilidade de praticar aquilo que estudam e já experimentar campos de atuação.
Se você está pensando em começar uma faculdade ou, quem sabe, partir para uma nova graduação, conheça os projetos práticos do seu curso e as empresas com as quais se relaciona.
Autor (a):
Paulo Sereguetti
Supervisor de Comunicação e Marketing da Toledo Prudente Centro Universitário e discente no curso de Psicologia.