Opinião

Contador legal

19/09/2022

Você sabia que para ser contador não basta apenas finalizar o curso superior em Ciências Contábeis? De acordo com o Decreto Lei 9.295/46 e Resolução CFC 560/83, o exercício da profissão contábil é permitido somente com registro regular do profissional no Conselho Regional de Contabilidade (CRC), em qualquer tipo de função ou cargo privativo de contabilistas.


É importante salientar que os profissionais de áreas correlatas, como Administração e Economia, cursam Pós-Graduação em Contabilidade apostando que, assim, terão direito ao Exame de Suficiência e a obtenção do registro no CRC.


Mas isso não ocorre! Não é possível obter essas prerrogativas de contador sem ter feito e concluído o curso de Bacharel em Ciências Contábeis ou um Curso Técnico nessa mesma área.


Com isso, eu vou te dar uma dica que vale ouro: contratar serviços contábeis de uma pessoa não habilitada é mau negócio. O profissional contábil tem desempenhado um papel cada vez mais estratégico na economia brasileira e o seu trabalho é fundamental para todas as atividades comerciais. Os empresários de contabilidade exercem um papel crucial nas empresas privadas, nos órgãos públicos, entidades do terceiro setor e outros segmentos, sendo os responsáveis pelo gerenciamento dos negócios e da saúde financeira de empresas e das pessoas físicas. Sob esta perspectiva, confiar os serviços contábeis e fiscais a alguém sem registro profissional pode ser tão arriscado como receber atendimento médico de alguém sem CRM.


Regularizar o trabalho profissional contábil é também uma forma de contribuir com a transparência para uma sociedade com princípios morais sólidos. Ser registrado no conselho de classe profissional significa estar qualificado e apto para exercer os trabalhos e atividades inerentes à profissão contábil, além de ter acesso, gratuitamente, a todos os conteúdos técnicos e profissionais atuais que envolvem a atividade.


Por isso, invista em contratar profissionais legalmente habilitados, afim de preservar os princípios da sua empresa e também evitar aquela dor de cabeça!

Autor (a):
User Image

Alessandra Michelle Chagas Garcia

Contadora e especialista em Controladoria e Gestão Financeira, atualmente é contadora pública e professora dos cursos de Ciências Contábeis e Gestão Financeira da Toledo Prudente Centro Universitário.