Planejar é preciso!

28/07/2022

Você já parou pra pensar que faltam apenas 5 meses para o ano acabar? Passou rápido, não é mesmo?

Neste período do ano, as empresas que se preocupam com a organização e sabem da importância do seu fluxo de caixa, já começam a se preparar para 2023. Alguns perguntarão, como? Estamos na época propícia para se realizar estudo visando reduzir (claro, dentro da legalidade), a carga tributária imposta às empresas. E como fazer isso? Fácil, através de um bom planejamento tributário!

Planejar é necessário, ainda mais quando questões atípicas assolam a economia local e mundial, como a pandemia, que trouxe consigo inúmeras incertezas aos empresários. Ter mecanismos para dar folga ao fluxo financeiro das empresas torna-se questão de sobrevivência.

Como fazer o planejamento tributário 2023 diante de tantas incertezas no ambiente nacional? Aqui vão as dicas:

Analise seu negócio. Mesmo considerando o cenário de incertezas, é necessário que a empresa analise o momento de seu negócio, resultados e projeções. Devem ser levados em consideração o porte, faturamento, custos, margem de lucro, efeitos da carga tributária sobre o negócio, sempre levando em conta os objetivos e estratégias do negócio.

Converse com o contador: ele te guiará neste processo de planejamento;

É crucial escolher o regime tributário mais vantajoso, junto ao seu contador: O regime mais vantajoso é aquele que trará mais economia nos gastos com tributos, sem sonegar.

3° - Escolha do regime tributário, juntamente com o contador: A opção pelo regime tributário deriva da análise cuidadosa dos fatores já mencionados. Alguns pontos impactam na opção de regime tributário e o profissional contábil poderá te guiar neste processo, analisando, por exemplo, a receita bruta e legislação cabível ao negócio, bem como apontar impedimentos legais para determinados regimes tributários.

Este é o momento para definir os caminhos para a gestão fiscal do seu negócio ao longo de 2023. Realizar o planejamento tributário certamente contribuirá para a melhoria do gerenciamento de tributos e o fluxo de caixa da empresa.

Autor (a):
User Image

Luana Santos Mateo

Contadora, mestre em Ciências Contábeis e docente nos cursos de Negócios da Toledo Prudente Centro Universitário.