Jornada acadêmica

14/07/2022

A formação de um profissional qualificado, com diferenciais e capacitações para atingir as expectativas do mercado de trabalho ou, até mesmo, os próprios anseios, começa com o ingresso em uma faculdade. E isso é um fato conhecido.

Mas, o que compõe uma excelente jornada acadêmica? O processo vai além do conhecimento aprendido em sala de aula. Oportunidades agregarão experiência, desde a infraestrutura até a contribuição do corpo docente, por exemplo.

É por vários motivos que muitos se frustram, principalmente nos primeiros termos da graduação, e, muitas vezes, se sentem desmotivados da jornada acadêmica.

Para entender um pouco melhor, podemos analisar alguns dados do Mapa do Ensino Superior, 12ª edição, de 2022, desenvolvido pelo Instituto Semesp (Sindicato das Entidades Mantenedoras de Estabelecimentos de Ensino Superior no Estado de São Paulo).

Segundo dados da pesquisa, o número de trancamentos em cursos presenciais de instituições privadas ficou em 31,3%. Já na rede pública, o número de trancamentos ficou registrado em 21,7%.

É por isso que pensar em toda a vivência acadêmica é o primeiro passo para ter sucesso no processo de formação.

Mas você sabia que, antes desistir de cursar uma graduação, buscar uma nova oportunidade, por meio do processo de transferência entre cursos ou entre (IES) Instituições de Ensino Superior pode ser uma boa opção?

Em muitos casos, os estudantes conquistam de volta a expectativa empregada e dão continuidade ao sonho de fazer uma faculdade.

E mais do que acreditam, o processo de transferência é bastante simples. A regra não é geral e cada instituição adota suas práticas. Porém, em sua maioria, as IES utilizam um método de seleção bastante parecido. O procedimento engloba a apresentação da certidão de estudos e histórico escolar, para que a equipe faça a análise documental, informando as adaptações necessárias, decorrentes das diferentes estruturas curriculares.

Por isso, valorize a experiência. Investigue. Não deixe que as frustações o impeça de crescer profissionalmente e ter uma jornada acadêmica completa.

Autor (a):
User Image

Laís Ernesto

Assessora de comunicação da Toledo Prudente Centro Universitário.