Feedback: o melhor presente

15/06/2022

Durante meus 20 anos de experiencia profissional, recebi e ofereci diversos feedbacks. Aprendi a ouvir e a falar, aprendi que mais importante do que o que se fala é como se fala. Um feedback bem realizado pode mudar a carreira e os resultados de uma pessoa. No mesmo caminho, um feedback, sem técnica, sem planejamento, pode desmotivar e até prejudicar uma trajetória profissional.

Os feedbacks são as respostas às entregas. Vamos lá: versa em alguém entregar algo (um produto do seu trabalho) e receber uma resposta, uma reação (positiva ou não) quanto a isso. Parece simples, não é mesmo? Só que de simples não tem nada. Preparar um feedback requer escolha de técnicas, planejamento prévio, escuta qualificada (sim, você também precisa ouvir) e, principalmente, clareza no objetivo.

O objetivo de um feedback de maneira geral é contribuir para a melhora do desempenho da pessoa que receberá o feedback, melhorar os resultados dos colaboradores a partir do fornecimento de informações, dados, críticas e orientações que permitam reposicionar suas ações e obter mais eficiência, eficácia, efetividade e excelência nas entregas.

Então, somente os liderados recebem feedback? Não, eu gosto da técnica de 360 graus. No meu planejamento para oferecer um feedback sempre considero: Os três pontos principais que preciso passar para o liderado; três caminhos, percursos, onde sugiro alterações, mudanças e novos trajetos; nunca esqueço dos elogios e principalmente de criar um espaço de escuta qualificada, ou seja, eu estou ali também para aprender; planejo para que a reunião (não é uma conversa de corredor) não passe de 30 minutos.

Não esqueça: clientes são pessoas, colaboradores são pessoas, se um líder não entende de pessoas, ele não entende de negócios. Quando estou na posição de líder meu foco é que meus liderados sejam melhores do que eu. Sim! Um bom líder se orgulha do desempenho dos seus liderados, destaca seu brilho e cresce com seu time. Dê e peça feedback, com certeza será seu melhor presente.

Autor (a):
User Image

Juliene Aglio Oliveira Parrão

Doutora em Serviço Social. Consultora nas áreas de gestão de processos, projetos e pessoas. Professora dos cursos de negócios da Toledo Prudente Centro Universitário.